26/09/2016 08h00

Conservação de solo e água e alternativas para a convivência com a seca no ES são tema de curso promovido pelo Incaper

Diante da grave situação de crise hídrica que atinge o Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) irá realizar uma importante capacitação para técnicos da região Norte e do Extremo Norte do Estado. Trata-se do curso sobre “Cafeicultura Sustentável: Manejo e conservação do solo e da água e alternativas para a convivência com a seca no Estado do Espírito Santo”, que ocorrerá de 27 a 29 de setembro, na Fazenda da Incaper em Marilândia, com visita técnica em propriedades e microbacias em São Roque do Canaã.

De acordo com o diretor-técnico do Incaper Mauro Rossoni Júnior, o Instituto tem focado suas ações na mitigação dos efeitos da seca na agricultura. “Temos dinamizado a geração e a transferência de tecnologias na área de conservação de solos e da água e buscado inovações e alternativas para a convivência com a seca no Estado. Esse curso é mais uma ação do Incaper nessa linha e terá como diferencial o envolvimento de profissionais do Instituto e instituições parceiras, como prefeituras, no conhecimento de técnicas conservacionistas, sobretudo na questão das estradas rurais e construção de caixas secas”, falou Mauro.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, afirmou que o momento é de buscar capacitação para lidar com a estiagem prolongada. "Se a seca trouxe algo de importante foi no aspecto pedagógico. Falta de chuva e excesso de chuva sempre tivemos e sempre vamos ter. O que devemos fazer neste momento é aprender a lidar com a situação e nos capacitar para que estes efeitos tenham o menor impacto sobre o produtor rural no futuro. E esse curso é uma boa oportunidade para que sejam discutidas e ensinadas técnicas para a convivência com a seca no Espírito Santo", destacou o secretário da Agricultura.

Além de 45 extensionistas do Incaper, também participarão da atividade profissionais de prefeituras municipais, da Coopeavi, da Cooabriel, da Cetcaf, do Ifes de Santa Teresa e de professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), totalizando cerca de 60 pessoas no evento.

A realização do curso faz parte do Projeto “Transferência de Tecnologia para a Cafeicultura Sustentável no Estado do Espírito Santo”, fruto de um convênio entre a Embrapa Café e o Incaper.

Conservação de solo e água no ES

Para o engenheiro agrônomo do Incaper que irá coordenar o curso, Lúcio Herzog De Muner, Doutor em Recursos Naturais e Sustentabilidade pela Universidade de Córdoba, na Espanha, a ocupação do solo para o desenvolvimento de atividades agrícolas no Espírito Santo ocorreu, historicamente, de forma predatória em relação aos recursos naturais, por meio do desmatamento indiscriminado das áreas, sem o planejamento correto do uso do solo e sem a utilização de práticas conservacionistas adequadas.

“Diante desses fatos, é oportuna a realização desse curso de capacitação de técnicos e extensionistas. A atividade incentivará a importância da mobilização social, dos projetos de interesse coletivo e a disponibilização de tecnologias aos agricultores visando à conservação do solo e da água para aumentar a sustentabilidade destas propriedades, notadamente as cafeeiras”, explicou Lúcio.

Programação

O curso será ministrado em 05 módulos, com teoria e prática sobre as tecnologias aplicadas para a conservação do solo e da água de caráter vegetativo, edáfico e mecânico, apropriadas ao perfil socioeconômico do agricultor. Além disso, serão apresentados projetos integrados de Conservação do Solo e da Água nos municípios de Colatina, Marilândia e São Roque do Canaã.

Um dos módulos emblemáticos do curso é o de adequação de estradas rurais. “A erosão nas estradas vicinais e carreadores é citada por especialistas pela maior causa da erosão e assoreamento dos córregos e mananciais nas regiões tropicais do Brasil. Por isso, durante o curso, os técnicos irão elaborar um projeto e realizar sua implantação, monitorando o serviço do maquinista na construção das caixas secas ou de captação de água pluvial com o instrutor”, explicou Lúcio.

O curso será finalizado com a visita ao projeto Unidade Demonstrativa de Infiltração de Águas Pluviais e Proteção de Nascentes, na comunidade de Santa Júlia, em São Roque do Canaã, conhecendo todo esforço da comunidade e da ação de extensão rural para a implementação e desenvolvimento do projeto.

Os módulos do curso serão os seguintes:

Módulo 01: Conservação de Solo e Água em Propriedades Rurais

Módulo 02: Tecnologias de Conservação de Solos e Água Aplicadas em Propriedades Cafeeiras

Módulo 03: Mobilização Social e Projetos Integrados de Conservação de Solos e Água em Microbacias Hidrográficas

Módulo 04: Adequação de Estradas Rurais (Internas de Propriedades, Carreadores e Construção de Caixas Secas)

Módulo 05: Excursão Técnica no Distrito de Santa Júlia (São Roque do Canaã)

Serviço:

Curso: “Cafeicultura Sustentável: Manejo e conservação do solo e da água e alternativas para a convivência com a seca no Estado do Espírito Santo”.

Data: 27 e 28 de setembro, na Fazenda da Incaper em Marilândia, e 29/09 na comunidade de Santa Júlia, em São Roque do Canaã.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-986

Twitter: @incaper

Facebook: Incaper

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper