10/08/2016 10h54 - Atualizado em 10/08/2016 11h00

Construção de barragens incentiva diversificação da agricultura e do agroturismo em Ibitirama

O senhor Geraldino e Jefferson, de Ibitirama, apostaram na construção da barragem antes de iniciar os plantios.

A construção de barragens com até um hectare e volume de até dez mil metros cúbicos tem sido uma prática adotada no município de Ibitirama para incentivar a diversificação da produção agrícola e a estruturação de empreendimentos de agroturismo. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) já elaborou 30 projetos de barragens no município neste ano e a demanda para novos projetos é crescente. Essa iniciativa também conta com o apoio da Prefeitura de Ibitirama.

Segundo o engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper em Ibitirama Aristodemos de Paiva Hassem, a elaboração dos projetos de barragens, além de dinamizar as atividades agrícolas no município, tem contribuído para a reservação de água nas propriedades. “A construção das barragens contribui para reservar água que pode ser usada na irrigação de lavouras, o que é de vital importância nesse período de estiagem no Estado. As barragens ajudam a melhorar os lençóis freáticos e a fortalecer as nascentes. Porém, é necessário que os projetos sejam feitos com bastante rigor técnico, a fim de garantir a segurança da obra”, explicou.

Diante dessas orientações do Incaper, o agricultor Geraldino Confessor Silva Filho apostou na construção da barragem a fim de diversificar sua produção agrícola com plantação de hortaliças e frutas, na propriedade localizada na comunidade da Figueira, onde já cultivava café. Ele irriga os plantios com a água da barragem.

“Eu já tinha intenção de começar os plantios na horta, mas sabia que a falta de água poderia ser um problema. Quando vi uma reportagem falando que o Governo do Estado iria facilitar a construção das barragens para os pequenos agricultores, busquei orientações com o Incaper, que elaborou o projeto para mim. Sem essa reserva de água, eu não poderia pensar em começar os cultivos”, falou o agricultor. Atualmente, Geraldino produz diversas hortaliças, como alface, couve, taioba, alho e pepino; tubérculos, como batatas baroa e inglesa; e frutas, como mexerica e uva.

“Além da elaboração do projeto de barragem, o Incaper tem me orientado tecnicamente e me proporcionado o acesso a cursos e excursões técnicas. Visitei uma produção de batatas em Santa Maria de Jetibá, um cultivo de uva em Santa Teresa e um modelo de Horticultura Orgânica em Domingos Martins, na Fazenda Experimental Mendes da Fonseca. Neste ano, já plantei mudas de uva e espero produzir suco e vinho. Estou animado!”, comentou Geraldino, que deixou o trabalho na cidade para retornar ao campo.

Ele nasceu na zona rural de Ibitirama, mas deixou a roça aos 21 anos. Trabalhou por mais de 20 anos em uma empresa de granito em Cachoeiro de Itapemirim. Devido à crise econômica pela qual passa o país, Geraldino decidiu retornar à propriedade rural. “Voltei para trabalhar na nossa terra que estava parada, porque na cidade o preço de tudo está muito alto. Além disso, no campo, o modo de vida é muito melhor, com menos preocupação”, relatou.

O agricultor, que trabalha com o sobrinho Jefferson Silva Almeida - que era carreteiro e também decidiu retornar ao trabalho no campo - pretende construir sua casa na propriedade e trazer a esposa e o filho de 14 anos para viver no meio rural no próximo ano.

De acordo com o extensionista do Incaper em Ibitirama Renan da Silva Fonseca, o Instituto tem trabalhado com os agricultores para diversificar a produção agrícola. “Com o incentivo à diversificação, eles têm se organizado e buscado canais de comercialização dos produtos. O Incaper tem contribuído com orientação técnica e incentivado a organização social”, explicou Renan. Na propriedade do agricultor Geraldino, o Incaper também acompanha e monitora uma Unidade Demonstrativa de poda de café arábica.

Espelhos d’água embelezam propriedades e incentivam agroturismo

As barragens também proporcionam o embelezamento dos empreendimentos de agroturismo, pois funcionam como espelhos d’água. “Ibitirama possui grande potencial para o turismo, pois tem muitas belezas naturais. O Pico da Bandeira está localizado aqui. Cerca de 57% da área do Parque Nacional do Caparaó em terras capixabas pertence ao nosso município. Na chamada Estrada Parque, diversos empreendimentos turísticos têm se estruturado para recepcionar os visitantes”, explicou o extensionista Aristodemos de Paiva Hassem.

Esse é o caso do Restaurante Peixe Gril, localizado entre as comunidades de São Pedro e Santa Marta. O comerciante Julberto Vieira de Aguiar iniciou o empreendimento este ano, com a esposa, Gerusa Leal de Melo, e a filha, Tainá Leal Ribeiro. “A ideia do restaurante já era antiga, desde a época de meu pai. Aproveitamos o espaço próximo ao açude e construímos o estabelecimento comercial. Não tenho dúvidas de que vai dar certo, pois já estamos com planos de ampliar a cozinha com apenas sete meses de funcionamento”, falou Julberto.

O restaurante recebe em torno de 500 pessoas por fim de semana e serve porções nas sextas e sábados, além de almoço com comidas típicas da região, aos domingos. O empreendimento tem sido uma importante fonte de renda para a família, o que tem gerado boas perspectivas para a filha Tainá, de 20 anos, que está concluindo o curso superior de Administração. “Gosto de trabalhar no restaurante. Conhecemos muita gente e fazemos amizade. Penso em me formar e trabalhar aqui”, contou Tainá. A família de Julberto também trabalha com café e mantém uma pequena padaria na comunidade.

Outro empreendimento de agroturismo que aproveita os espelhos d’água da propriedade é o Restaurante e Pousada do Luís, na comunidade de Pedra Roxa. Com estilo rústico, Luís Antonio Ribeiro e a esposa, Celi Gomes Ribeiro, servem comida caseira a um preço acessível. Em média, 250 pessoas visitam o local aos fins de semana.

“Eu queria montar um empreendimento com estilo rústico, natural e a um preço razoável. Hoje, além do restaurante, temos piscinas, chalés e casas, onde funcionam a Pousada. Apesar da crise, o movimento continua bom. O movimento da Pousada neste ano está melhor do que no ano passado”, contou Luís.

“Existem muitas possibilidades de trabalho e geração de renda no meio rural. É preciso aproveitar os recursos naturais oferecidos pela região. O município de Ibitirama tem um forte potencial para o agroturismo, que aliado à diversificação da produção e ao trabalho tradicional com café, tem contribuído para o desenvolvimento regional. E o Incaper possui um papel importante nisso, o que se intensificou com a ampliação da equipe técnica do escritório local nos últimos anos”, falou Aristodemos.

Dispensa de Licenciamento Ambiental para Barragens

O Decreto Estadual nº 3623-R, de 04 de agosto de 2014, prevê a dispensa de licenciamento para barragens com até um hectare e volume de até dez mil metros cúbicos. Nesses casos, o proprietário deve fazer o cadastro obrigatório da barragem no escritório local ou no posto de atendimento do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) para obter a Certidão de Dispensa de Licenciamento. Isso vale tanto para as novas barragens como para regularizar as já existentes. É necessário que haja um técnico habilitado responsável pelo empreendimento. A isenção do licenciamento beneficia a maioria dos produtores, já que mais de 80% das barragens construídas no Espírito Santo estão nessa faixa.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868

Twitter: @incaper

Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper