05/08/2019 13h36 - Atualizado em 05/08/2019 14h12

Criação de abelhas pode mudar a vida de famílias em Linhares

Foto: Incaper
As famílias receberam caixas para abelhas sem ferrão, confeccionadas pelo Incaper.

Famílias em situação de pobreza e extrema pobreza de Linhares são contempladas com ações direcionadas à criação de abelhas. Uma equipe do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promoveu uma capacitação envolvendo nove famílias do município, e entregou caixas para que os beneficiários iniciem os trabalhos de apicultura e meliponicultura.

A ação faz parte do Projeto Dom Helder Câmara, gerido pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e executado pelo Incaper. Os beneficiados são moradores dos Acampamentos Egídio Brunetto e Paulo Damião I, em Palhal, e também da comunidade rural de Entre Rios, situada no distrito de Regência Augusta.

As ações relacionadas à criação de abelhas são moderadas pelo extensionista do Incaper Alex Fabian Rabelo Teixeira, e contam com a participação dos demais membros da equipe do Projeto Dom Helder em Linhares: Flavia Barreto Pinto, Maira Formentini Ribeiro e Geraldo Mendes da Silva.

Os diagnósticos e os projetos produtivos feitos pela equipe do Incaper ajudaram na identificação da demanda. “Algumas famílias manifestaram interesse nas criações de abelhas africanizadas (apicultura) e sem ferrão (meliponicultura). As famílias encontravam dificuldades em acessar cursos, treinamentos, equipamentos e acessórios utilizados na criação dessas abelhas. Assim, foram programadas e executadas visitas técnicas constantes, treinamentos, oficinas e demonstrações de métodos, exposição de equipamentos e materiais da apicultura e meliponicultura”, explicou Alex Fabian Rabelo Teixeira, extensionista do Incaper em Linhares.

O extensionista destaca a ação coletiva realizada na comunidade rural de Entre Rios, onde a troca de saberes foi feita a partir da montagem de uma oficina. “Teve apresentações em banners e uso de data show; exposição de vestimentas para proteção individual, de materiais e equipamentos apícolas que possibilitaram demonstrações práticas do custo para a implantação de apiários e meliponários até o beneficiamento de mel”, disse Alex Fabian.

Para incentivar a meliponicultura, as famílias receberam caixas para abelhas sem ferrão confeccionadas pelo Incaper na Estação das Abelhas, situada na Fazenda Experimental de Linhares. Uma caixa usada para apicultura também foi disponibilizada para ser usada com modelo. Desta forma, as famílias podem, com a assistência técnica do Incaper, implantar pequenos apiários e meliponários, aumentando a segurança alimentar da família e a renda com a venda dos produtos da apicultura e meliponicultura.

“Foi bastante interessante, tendo em vista que a partir da oficina, com a exposição dos equipamentos, foi possível observar o entusiasmo e admiração das famílias, em particular das mulheres e dos adolescentes, que ficaram encantados com a biologia das abelhas, a organização e a importância desses insetos na produção de um alimento nutritivo, como é o mel, e o papel ecológico ao realizar a polinização, garantindo a produção de frutos e sementes”, acrescentou o extensionista do Incaper.

Outras ações

Além desta ação relacionada à criação de abelhas, o Incaper desenvolveu outros trabalhos junto às famílias de Linhares cadastradas no Projeto Dom Helder Câmara. Onze famílias de pescadores em situação de extrema pobreza da Fazenda Guararema, em Linhares, foram beneficiadas com insumos e equipamentos.

Também já foram realizados: palestra sobre comercialização para inserção de agricultores nas feiras-livres do município e cursos de enxertia e poda do cacau, implantação de unidade de produção de abacaxi da variedade Vitória, do Incaper, entre outras ações. O Incaper ainda realiza atendimentos individuais e coletivos em mais seis comunidades do município, incluindo, totalizando 100 unidades familiares atendidas.

Sobre o Projeto Dom Helder Câmara

O Projeto Dom Helder Câmara é um programa de ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável na região do semiárido brasileiro. No Espírito Santo, é executado pelo Incaper por meio de um instrumento específico de parceria com a Anater. “Além do Incaper e da Anater, tem ainda o Ministério da Cidadania, que viabiliza esse valor de 2.400 reais para as famílias”, pontuou Ivanildo Schmith Küster, extensionista do Incaper e coordenador do Projeto Dom Helder Câmara.

A iniciativa tem por objetivo atender 1.008 famílias em situação de vulnerabilidade social, em 20 municípios do Espírito Santo que estão na área de abrangência da Sudene: Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Boa Esperança, Colatina, Conceição da Barra, Governador Lindenberg, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Montanha, Mucurici, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Mateus e Sooretama.

O projeto pretende transformar a realidade do semiárido capixaba com ações de combate à pobreza e à extrema pobreza através do desenvolvimento rural sustentável, visando à melhoria da qualidade de vida e autonomia das famílias assistidas.

Texto: Juliana Esteves, Geraldo Mendes da Silva e Alex Fabian Rabelo Teixeira

Juliana Esteves