13/09/2017 15h07 - Atualizado em 18/09/2017 14h49

Cultura do Cacau e métodos de poda são tema de encontro em Ecoporanga

Foto: ELDR Ecoporanga
Demostração de Método de Poda na propriedade do senhor Roberto Teòfiilo dos Reis, em Córrego Gavião.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou, nas últimas segunda (11) e terça-feira (12), palestras e dias de campo sobre a cultura do cacau e demonstrações de métodos de poda, em Ecoporanga, no Norte do Estado. A iniciativa é fruto de mais uma parceria entre a instituição, a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) e a Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (CEPLAC/Linhares).

O evento contou com agricultores familiares, representantes da Câmara Municipal de Vereadores, do Banco do Brasil de Ecoporanga e técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, do Incaper e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do município de Ataléia, em Minas Gerais.

No primeiro dia os participantes contaram com uma palestra realizada na Fazenda Santa Monika, na propriedade do agricultor Emanoel Serrão, no córrego da Invejada. Na ocasião, os técnicos da Ceplac Leonardo Rodrigues Conceição e Candido Neves dos Santos abordaram informações importantes sobre o cultivo do cacaueiro, desde o seu histórico no mundo, até as principais pragas e doenças que afetam a cultura.

Os técnicos e agricultores em geral ainda puderam conhecer o viveiro de produção de mudas e jardim clonal e o plantio de cacau consorciado com seringueira, na propriedade de Emanoel Serrão. Lá foram realizadas demonstrações de métodos de poda de formação e de produção. “Atualmente o produtor que já possui as mudas de seringueira está investindo gradativamente na produção de seringueira consorciada com cacaua, além da atividade de pecuária de corte extensiva”, disse o agricultor.

O Jardim Clonal na propriedade de Emanoel Serrão conta com três variedades de cacau. O viveiro de produção de mudas destinadas às áreas de plantio tem capacidade para 13 mil mudas, 52 hectares de seringueira implantados e um consórcio de seis mil plantas de cacau com seringueira - as mudas de cacau foram plantadas em 2015. Segundo o proprietário, a meta é chegar a 50 mil plantas de cacau consorciadas com seringueira, e, com isso, demostrar aos produtores da região que essas atividades são mais lucrativas que a pecuária de corte extensiva praticada no município.

Na terça-feira (12), foi realizada mais uma visita técnica sobre demonstração de método de poda na propriedade do agricultor Roberto Teófilo dos Reis, no córrego do Gavião. Atualmente a propriedade que é de base familiar, possui 700 plantas de cacau em produção, plantadas em 2009, sem a devida orientação técnica, na época, na formação e condução da lavoura. Por lá, foram abordados aspectos relativos à poda, visando corrigir a situação atual da lavoura, além de aspectos fitossanitários dos cacaueiros em produção. “A visita serviu de incentivo para que o proprietário não desista da atividade e passe a adotar as tecnologias indicadas pela Ceplac e as orientações do Incaper na condução da lavoura”, contou o extensionista e chefe local do Incaper em Ecoporanga, Robson Alves de Almeida.

Na mesma ocasião, houve mais uma palestra, no Patrimônio de Muritiba, sobre a implantação da lavoura e as principais pragas e doenças que afetam a cultura do cacau, voltada para 30 beneficiários dos assentamentos Lírio dos Vales, Franqueza e Realeza e agricultores familiares da comunidade e adjacências. O objetivo foi levar ao conhecimento dos assentados uma alternativa de diversificação de cultura naquela região. Tal palestra também contou com assentados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF).

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br