Agricultores e técnicos participaram do Dia de Campo de Manga Ubá, em Colatina, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A atividade aconteceu na propriedade do senhor Eduardo Gabler, em Boa Esperança de Itapina.
Segundo o extensionista do Incaper César Santos Carvalho, o objetivo do evento foi apresentar alternativas para melhorar a produtividade das mangueiras. “O produtor está acostumado a conviver com as mangueiras de modo avulso, sem necessidade de tratos culturais. Porém, existem caminhos simples, como a poda, o espaçamento e a adubação, que melhoram a produção dessa fruta”, falou César.
Ele também disse que foi apresentada uma tecnologia muito utilizada na região de Petrolina, na Bahia, que favorece a indução floral e, em boas condições, proporciona o bom desenvolvimento da planta. “A pesquisa sobre essa tecnologia para as condições do Espírito Santo está em fase de finalização”, afirmou Carvalho.
O Dia de Campo contou com as seguintes palestras: fatores que afetam o florescimento das mangueiras, ministrada por Moisés Zucoloto, do CCA/Ufes; poda de produção (redução de copa), com o extensionista do Incaper de Colatina César Santos Carvalho; uso do Pbz e Desponte, com Bernado T. Olmo, mestrando em Fruticultura Tropical do Ceunes, São Mateus/ES.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre Girelli
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper