21/08/2019 15h42

Dia de Campo sobre Café Conilon é realizado em Afonso Cláudio

O evento abordou temas técnicos de interesse dos agricultores.

Atendendo a uma demanda dos agricultores de Afonso Cláudio e região, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com diversas instituições, realizou o Dia de Campo sobre Café Conilon.

O evento contou com cerca de 100 participantes e foi realizado na propriedade do agricultor Willer Mageski e na sede da Associação dos Produtores e Agricultores do Distrito de Córrego Guarani. Além do Incaper e da Associação, também participaram da atividade o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Afonso Claudio, Laranja da Terra e Brejetuba; a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Afonso Claudio (Cafac); e a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico.

Na abertura, o secretário municipal de Agricultura de Afonso Cláudio, Guilhermino Augusto Alves Netto, falou sobre o Prêmio de Cafés Especiais de 2019. Em seguida, as ações desenvolvidas pelo Incaper na propriedade do produtor Willer Mageski Barboza foram apresentadas.

“Willer foi estagiário do Incaper e chegou a pensar em deixar a zona rural. Mas, por incentivo do Instituto, continuou em sua propriedade”, lembrou Victor dos Santos Rossi, extensionista do Incaper e coordenador do Escritório Local de Afonso Claudio.

Ainda no evento, foram realizadas estações de trabalho. O tema “Manejo de pragas na cultura do café” foi tratado pelo pesquisador do Incaper Maurício José Fornazier. Hélcio Costa, que também é pesquisador do Instituto, falou sobre o “Manejo de doenças no cafeeiro”.  “Poda Programada de Ciclo, Espaçamentos e Números de Hastes por Planta” foi o assunto abordado pelo extensionista Thiago dos Santos.

Segundo o coordenador do Incaper local, as técnicas apresentadas no Dia de Campo vão trazer vários benefícios. “O manejo adequado de pragas e doenças vai reduzir os custos de produção, reduzindo também o uso de agrotóxico, gerando um menor impacto ambiental e na saúde do agricultor. Já a poda bem realizada na lavoura aumenta a produção, reduz custos e tem uma maior velocidade na colheita”, acrescentou o Victor dos Santos Rossi.

A cafeicultura é a principal atividade agrícola de Afonso Cláudio. O município produz 130 mil sacas de café arábica e 150 mil de conilon, segundo dados do Incaper/IBGE e CONAB. Os produtores recebem assistência técnica do Incaper para melhorar a produtividade e a qualidade da produção. “Este é o sétimo evento voltado para a cafeicultura realizado no munícipio”, disse Rossi.

“O evento foi importante para contribuir no desenvolvimento da cafeicultura local, e superou as expectativas dos agricultores, que gostaram muito. Através da união de forças conseguimos ter uma avaliação positiva dos eventos”, afirmou.

Texto: Cássio Simão

Informações à imprensa