18/11/2016 15h39 - Atualizado em 18/11/2016 15h42

Dia de campo sobre uso eficiente dos recursos hídricos na agricultura reúne produtores em Viana

O uso eficiente de recursos hídricos na agricultura, com destaque para a utilização do equipamento irrigâmetro, foi tema do Dia de Campo que ocorreu no município de Viana nesta sexta-feira (18). O objetivo da reunião foi a apresentação de alternativas de economia de água no meio rural. A atividade reuniu aproximadamente 80 participantes.

Para apresentar o irrigâmetro, o evento contou com a participação do professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Márcio Mota Ramos. Ele traçou um panorama a respeito da situação da água no planeta. “A água é um recurso limitado. Apenas 2,5% da água do mundo é doce e apenas 0,4% está presente na superfície e na atmosfera. Por isso, é fundamental ter clareza de que lidamos com um recurso natural limitado”.

Segundo ele, 70% do consumo de água no mundo é gasto com atividades agrícolas. Para diminuir esse consumo, é preciso adotar algumas estratégias, entre elas, aumentar a eficiência da irrigação e a uniformidade de aplicação da água nesses sistemas.

“É necessário aplicar a quantidade de água certa no momento certo. Para contribuir com o agricultor, a UFV criou um equipamento hidráulico, o irrigâmetro, que permite o manejo de água da irrigação. Além de economizar energia e água, ele contribui para o aumento da produtividade das lavouras”, explicou Márcio.

A experiência do uso desse equipamento em propriedades rurais localizadas na Bacia do Rio Doce foi apresentada pelo analista de programas e projetos do Instituto Bioatlântico Ibio, Eduardo de Freitas Costa. Ele falou sobre o Programa de incentivo ao uso racional da água na agricultura (P22).

“Envolvemos 240 produtores capixabas e mineiros ao longo da Bacia do Rio Doce e o resultado foi o uso racional da água, o aumento da produtividade e da qualidade das culturas e a redução da incidência de conflitos pelo uso da água”.

Na ocasião, os agricultores puderam conhecer, na prática, o funcionamento do equipamento. Além do irrigâmetro, foram abordados outros três temas, sendo eles: os equipamentos de irrigação localizada, a outorga de recursos hídricos e o licenciamento ambiental de barragens.

Eficiência do uso da água na Bacia do Rio Jucu

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu, Elio de Castro ressaltou que o tema do Dia de Campo foi fundamental para essa região, que consome grande quantidade de água por meio de irrigação. “Nessa atividade, pudemos avaliar nosso manejo de irrigação e conhecer um equipamento que pode ser uma alternativa para os agricultores da bacia hidrográfica”.

Ele também falou que o Comitê pretende implantar um projeto piloto, em parceria com as instituições públicas e privadas, para a instalação de irrigâmetros em todos os municípios da Bacia a fim de demonstrar que é possível usar a água de modo eficiente e ampliar a produtividade.

O agricultor Alailson Cavatte, que produz milho verde em Viana, disse que foi à atividade em decorrência da crise hídrica e percebeu que sua irrigação pode ser feita de forma mais eficiente. “Aprendi que irrigar não é só jogar água na lavoura. Precisamos fazer o manejo correto”, comentou.

Agricultura sustentável e políticas públicas

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Marcelo Suzart de Almeida, o Dia de Campo foi uma atividade extremamente oportuna, uma vez que representa a integração de diversas instituições para refletir sobre o tema em um período de crise hídrica.

“É papel do Incaper contribuir na socialização do conhecimento e na disponibilização de tecnologias. No ano em que o Instituto comemora 60 anos de história, reafirmamos a necessidade de avançar na produção agrícola com sustentabilidade”, falou Suzart.

O gerente de Sustentabilidade da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Maurício Pogian, explicou que o evento tinha por objetivo debater as questões hídricas relativas ao uso da água na agricultura e ao manejo adequado da irrigação, com a apresentação desse equipamento que foi desenvolvido visando facilitar o manejo da irrigação por parte dos produtores rurais.

“O manejo adequado da irrigação é um dos grandes desafios da agricultura uma vez que a disponibilidade hídrica é cada vez menor frente à crescente demanda pela água, ou seja, é necessário saber usar bem o pouco que se tem”, disse.

O Dia de Campo foi realizado pela Seag, Incaper, Agerh, Prefeitura Municipal de Viana e Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Jucu e Santa Maria da Vitória.

Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli