01/08/2016 16h35 - Atualizado em 01/08/2016 16h48

Espírito Santo recebe autoridade de entomologia na identificação de insetos

Os insetos foram coletados na área experimental do Projeto Biomas, em Sooretama.

Uma das maiores autoridades em entomologia na identificação de insetos esteve no Espírito Santo desenvolvendo um trabalho em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Trata-se do Professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e Ph. D. em Entomologia, Paulo Sérgio Fiuza Ferreira.

O professor Fiuza é um dos maiores especialistas na identificação de percevejos da família Miridae. Ele veio ao Estado identificar algumas espécies de insetos coletados na área experimental do Projeto Biomas, em Sooretama, Região Norte capixaba. Após a coleta dos insetos, o professor Fiuza instalou-se na Fazenda do Incaper em Venda Nova do Imigrante, Região Serrana do Estado.

O objetivo do trabalho foi identificar e organizar taxonomicamente as espécies dos insetos coletados nos quatro primeiros anos do Projeto Biomas. Os pesquisadores do Incaper David Martins e José Salazar Zanúncio Júnior, que também são entomologistas, auxiliam na identificação dos insetos. “Alguns insetos são pragas. Outros, são um bioindicador de preservação ambiental. Nem todos os insetos são nocivos. O objetivo é justamente identificar a entomofauna presente naquela região”, disse Salazar.

“A pesquisa consta no estudo da utilização de insetos como bioindicadores de ganhos ecológicos em áreas de regeneração com Sistemas Agroflorestais. Os insetos tem papel diferenciado na dinâmica de um ecossistema, fazendo parte nos mais diferentes níveis da cadeia trófica e evolutiva. Os insetos se destacam por exercerem papéis importantes na manutenção e evolução dos processos ecológicos nos diferentes ecossistemas do planeta. Entre esses processos, está a fragmentação da matéria orgânica para reciclagem de nutrientes, a propagação e variabilidade genética de vegetais via polinização e dispersão de sementes, e a manutenção da composição e estrutura de comunidades de plantas. Os insetos constituem importantes fontes de alimento para vertebrados como anfíbios, aves, mamíferos, peixes, répteis e outros invertebrados; contribuem, ainda, para a dinâmica da estrutura da comunidade animal por meio da transmissão de doenças, predação e parasitismo”, explicou o pesquisador do Incaper David Martins.

Posteriormente, será elaborado um relatório constando quais as espécies identificadas existentes na área experimental do Projeto Biomas. As espécies coletadas nesse subprojeto servirão, ainda, para enriquecer o projeto do “Catálogo da Entomofauna do Espírito Santo” que está em construção no Incaper, segundo o coordenador do projeto David Martins.

“Os resultados servirão para novas aplicações de métodos e técnicas nos processos de regeneração florística com sistema agroflorestal. Contribuirão, também, para ampliar o conhecimento da biodiversidade de insetos da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do planeta, sobretudo, para a do estado do Espírito Santo, que é muito pouco conhecida”, disse o professor Fiuza. 

Sobre o projeto

O trabalho de “Avaliação da entomofauna como indicadora de melhoria da qualidade ambiental em uma área em processo de recomposição com sistemas agroflorestais na região da Mata Atlântica do estado do Espírito Santo”, é um dos 26 subprojetos que fazem parte do Projeto Biomas do Brasil: Mata Atlântica, coordenado pela Embrapa Floresta, em parceria com o Incaper, e é financiado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e outras instituições colaboradoras. Tem como objetivo geral diagnosticar a diversidade de insetos de uma área degradada em processo de recomposição com sistemas agroflorestais, ao longo de seis anos, como parâmetro indicador de melhoria de qualidade ambiental, tomando como base de comparação a entomofauna existente em remanescente de vegetação natural de Mata Atlântica, Reserva Natural Vale.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Juliana Esteves
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper