18/10/2016 13h09 - Atualizado em 18/10/2016 13h12

Expectativas para o Polo de Manga é tema de encontro em Colatina

Foto: César Santos/Incaper
O Grupo Gestor do Polo de Manga, em cumprimento ao seu planejamento anual, reuniu-se no município de Colatina, com técnicos do Incaper e demais representantes dos 17 municípios da região Noroeste.

O Grupo Gestor do Polo de Manga, em cumprimento ao seu planejamento anual, reuniu-se no município de Colatina, com técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e demais representantes dos 17 municípios da região Noroeste. O objetivo foi apresentar a comercialização da safra 2015/16, bem como debater as expectativas para o polo.

Durante a reunião foram apresentadas novas opções para armazenamento das frutas. Uma caixa de madeira com capacidade para 15 mangas e uma de papelão que precisa passar por algumas adaptações. A previsão inicial é de um volume de 6000 toneladas para todas as formas de consumo da fruta (mesa e indústria).

O Coordenador do Polo de Manga e extensionista do Incaper, César Santos Carvalho, disse que o consumo da “Manguita” (tipo de manga) cresceu muito ao longo dos anos, com o surgimento de diversas unidades de pequeno porte de base familiar, que consomem a fruta no processamento de polpa, além da tradicional indústria capixaba Trop.

César também destacou a abertura de mercado pelo Polo com as empresas Tial e Maguary, de Minas Gerais (MG). “Com as duas iniciamos a negociação, com a entrega de frutas, e a cada ano consolidamos a comercialização garantindo aos nossos produtores mais uma oportunidade de mercado”, disse.

Agregação de valor ao produto

De acordo com o extensionista, apesar de toda a satisfação com a comercialização para as indústrias, um dos maiores avanços na coordenação do polo será o desenvolvimento de uma embalagem para consumo de mesa (in natura).

Segundo ele, o mercado vem desenvolvendo esforços para apresentação da embalagem, que irá representar maior agregação de valor, segurança e independência da indústria para o agricultor familiar na comercialização da Manguita.

“Vale ressaltar o sabor inigualável quando comparado a outras variedades, além da fruta colhida chegar em um tempo menor para o consumidor, representando uma qualidade melhor”, explicou.

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

Tópicos:
manga, polo, expectativas
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper