18/09/2019 08h19

Extensionista apresenta projeto de reestruturação de feira livre em Rio Novo do Sul

projeto foi solicitado pela Associação da Feira Livre da Agricultura do município.

A extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Suely Ferreira da Cruz apresentou, na Câmara Municipal de Rio Novo do Sul, um projeto de reestruturação da feira livre da agricultura familiar. O projeto foi solicitado pela Associação da Feira Livre da Agricultura de Rio Novo do Sul ao escritório local do Incaper do município. Vereadores e agricultores acompanharam a apresentação.

O projeto apresentou as demandas da feira, como barracas adaptadas e fáceis de montar, sacolas retornáveis, inserção de agricultores e artesãos do município, entre outros. A apresentação iniciou-se com o histórico da feira e a importância para os agricultores do município.

Além de um importante canal de comercialização para a venda direta dos produtos agrícolas, agroindustriais e artesanais dos agricultores familiares, as feiras livres também reproduzem fortes relações sociais e culturais de uma determinada região.

Além da venda direta, a feira contém um dinamismo próprio e o espaço também é utilizados para outros fins, como ponto de encontro e apresentações culturais. “É um espaço democrático e merece ser reproduzida e valorizada. E os trabalhos de assistência técnica e extensão rural atual é um instrumento importante na transformação desses espaços, tanto na produção e comercialização dos produtos”, disse a extensionista.

Texto: Vanessa Capucho, Suely Ferreira da Cruz

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper