15/06/2018 16h01

Extensionistas participam de encontro sobre agroecologia na Bahia

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), participou na quarta (13) e quinta-feira (14), do 1º Encontro Territorial de Agroecologia Extremo Sul da Bahia, realizado nas instalações do Instituto Federal Baiano Campus Teixeira de Freitas e organizado pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Extremo Sul da Bahia (NEAESBA)

Com o tema central “Integrando Experiências Agroecológicas do Extremo Sul da Bahia”, o evento contou com a participação de lideranças dos movimentos sociais do campo, estudantes, agricultores familiares, representantes dos povos indígenas da região e técnicos de diversos setores ligados a agroecologia.

Os extensionistas do Incaper Claudio Rodex Junior e Thiago Carvalho Nogueira foram convidados a participar do evento em função do trabalho que eles estão realizando no Escritório Local do Incaper de Pedro Canário, principalmente com relação ao incentivo à produção de sementes crioulas de milho e feijão por meio de um pequeno banco de sementes no próprio escritório.

“A repercussão desse trabalho vem atravessando as fronteiras do nosso Espírito Santo e agricultores familiares de outros estados, bem como técnicos e estudantes, estão tendo interesse em adquirir as sementes tendo em vista a necessidade de produzir um milho de qualidade e oferecer as aves criadas no âmbito da agricultura familiar”, ponderou Claudio.

Na ocasião foi apresentado o sistema de criação intensiva a pasto: o “Trator de Galinhas” com o emprego de aviários móveis que contém uma série de vantagens ao pequeno criador de galinhas caipiras, como por exemplo as instalações mais leves, menores, baratas e capazes de promover o bem-estar desejável às aves, além da multifuncionalidade em fertilizar o solo e manejar o mato.

No evento também foi apresentado um protótipo de um galinheiro móvel desenvolvido por um grupo de estudantes de agroecologia. Segundo integrantes do grupo o protótipo foi construído após a visualização de um vídeo produzido pelo Incaper na Fazenda Experimental de Linhares.

“O trabalho com o milho crioulo, principalmente, é de fundamental importância para os agricultores familiares da região. No minicurso que ministramos vimos que a genética não é tudo. O ambiente tem grande influência na produção das sementes. Além disso, verificamos que os agricultores são os grandes detentores do saber das sementes crioulas, se constituindo os guardiões desses materiais genéticos” pontuou o extensionista Thiago Carvalho Nogueira.  

Assessoria de Comunicação

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho e Claudio Rodex Junior
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaperFacebook: Incaper

 

Tópicos:
Agroecologia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper