08/12/2017 10h35 - Atualizado em 08/12/2017 13h34

Feira da Agricultura Familiar de Marilândia: Parceria que deu certo

Foto: Marcelo Agenciano - Incaper.
A feira fica na Avenida São Tarcísio, no Centro e funciona todos os sábados das 6h às 12h.

Com o objetivo de enaltecer o trabalho das famílias do campo, trazendo as suas produções e oferecendo soberania e segurança alimentar e nutricional, desde o mês de maio, os moradores de Marilândia contam com uma nova opção para adquirir frutas, legumes e verduras. Trata-se da Feira da Agricultura Familiar do Município.

A estruturação da feira é fruto da parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Prefeitura Municipal e a Escola Família Agrícola de Marilândia (EFA). Atualmente a feira conta com oito barracas de venda, com o bloco de produtores do município que são regularizados, após uma análise feita pela Comissão de organização da feira, que se reúne uma vez a cada mês, no escritório local do Incaper.

Alimentação saudável, segura.

De acordo com informações da Prefeitura Municipal, a produção dos alimentos, em sua maioria, é feita com sementes próprias para produção orgânicas doadas pelo Incaper e são aplicadas caldas como a bordalesa, de nim indiano, cravo da índia, além de composto orgânico, calcário, supersimples, entre outros, o que distancia ainda mais o uso de defensivos agrícolas, tornando a alimentação dos consumidores mais segura.

No local, os visitantes e consumidores podem encontrar culturas como, jiló, quiabo, feijão, banana prata, da terra e maçã, mel, pão doce, couve, polpa de maracujá e acerola, maxixe, milho verde, pepino, pimenta de cheiro e malagueta, cenoura, limão, batata doce, tomate, fubá, alface, vagem, salsinha, cocada, compotas, doce de abóbora, de mamão, mandioca, doces caseiros, berinjela, queijo minas, palmito conserva entre outros, além do já famoso pastel com caldo de cana.

Para a agricultora familiar Márcia Franco Camata, a feira é fundamental, por ser uma fonte de renda extra e de alimentos mais saudáveis. “Fora o envolvimento de todas essas famílias em todos esses afazeres”, lembrou.

“Nesse momento de tantas adversidades climáticas, os produtos lá oferecidos representam maior segurança à vida dos trabalhadores. Os consumidores poderem optar por alimentos produzidos de forma rica nutricionalmente, o que traz mais qualidade de vida. Comprando alimentos na feira de transição agroecológica estamos investindo em saúde e isso gera menos gastos aos cofres públicos. Sendo assim, a importância de, cada vez mais, investimentos numa causa tão importante para o desenvolvimento da agricultura do município e para os moradores. Todos saem ganhando”, explicou a nutricionista Schayene Lima, uma das fundadoras da feira.

O extensionista e chefe local do Incaper, Marcelo Agenciano, reforçou que “a segurança alimentar para as famílias é fundamental, pois todos podemos ter a certeza de onde e como esses alimentos foram produzidos. Fora que os agricultores familiares também ganharam canal direto de comercialização com a comunidade”.

Produtor, junte-se a nós!

Para os produtores que estão interessados em participar da feira, a Comissão de Organização da feira, se reúne uma vez a cada mês, no escritório local do Incaper. Basta agendar a sua vez: (27) 3724-1264.

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus com informações da Prefeitura de Marilândia.