11/09/2020 16h28

Folder do conilon Conquista em novo formato

Foto: Divulgação
O Incaper elaborou uma versão do documento para ser compartilhada via WhatsApp.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) elaborou um novo formato para o folder referente a cultivar “ES8152 Conquista”. O novo documento, com informações técnicas a respeito da cultivar melhorada de café conilon propagada por semente, pode ser compartilhado pelo celular, via WhatsApp.

“O objetivo dessa versão é facilitar a leitura, considerando que de 75% da população brasileira acessa a internet pelo celular e 58% só têm internet no celular. Esperamos que o público goste”, disse a designer do Incaper, Cristiane Silveira, responsável pela iniciativa.

Tanto a versão original do folder quanto o documento no novo formato estão disponíveis gratuitamente na Biblioteca Rui Tendinha. “O conteúdo é o mesmo. Nós apenas apresentamos um novo formato para distribuir via WhatsApp e fazer com que este conteúdo atinja um número maior de pessoas”, acrescentou a responsável pela Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento do Incaper (GTTC), Vanessa Alves Justino Borges

Sobre a cultivar Conquista

Dentre as principais características da cultivar “ES8152 Conquista” está sua ampla base genética. Enquanto uma variedade clonal é normalmente formada por 9 a 14 clones, esta cultivar reúne 56 genótipos diferentes (clones e híbridos). A produtividade é de 74 sacas por hectare em condições normais de cultivo, o que a torna 47% mais produtiva que a Robusta Tropical, primeira cultivar propagada por semente, lançada pelo Incaper em 2000.

Rústica, a cultivar Conquista se adapta aos ambientes quentes do Espírito Santo. Suporta bem as altas temperaturas e a insolação. A planta é vigorosa, mais tolerante à seca e apresenta moderada resistência à ferrugem (principal doença do café). O tamanho do grão é de médio a grande. A qualidade da bebida foi considerada superior, conforme classificação mundial, pois apresentou mais de 80 pontos.

“Durante muitos anos, o cafeicultor capixaba buscava aumentar sua produtividade. Por isso, o Incaper direcionou suas pesquisas para a seleção de materiais através de plantas assexuadas, que são as variedades clonais, bastante produtivas. As variedades seminais são alternativas adequadas para atender à demanda dos produtores por plantas mais resistentes à seca e mais produtivas”, explicou o pesquisador do Incaper e coordenador técnico de cafeicultura do Instituto, Abraão Carlos Verdin Filho.

 

Texto: Juliana Esteves

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865 / (27) 98849-6999
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / andreia.santos@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper