22/09/2017 11h11 - Atualizado em 22/09/2017 11h20

Incaper apoia e estimula comunidade quilombola em Guarapari

Foto: ELDR Guarapari.
Composta por aproximadamente 40 membros no núcleo rural, a comunidade é formada por mais de 600 membros quando se agrega os quilombolas urbanos oriundos do núcleo rural.

Com o propósito de promover a inclusão social, a geração mínima de renda e melhores condições de subsistência, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), pelo escritório local de Guarapari, vem auxiliando a comunidade Quilombola de Alto Iguape, composta por 24 famílias de baixa renda e condições precárias de desenvolvimento.

Reconhecida como comunidade Remanescente de Quilombo desde 2012, a comunidade tem buscado o apoio do Incaper na busca de sustentabilidade e geração de renda mínima de subsistência. Composta por aproximadamente 40 membros no núcleo rural, a comunidade é formada por mais de 600 membros quando se agrega os quilombolas urbanos oriundos do núcleo rural.

“Eles não possuem o mínimo de saneamento básico, água encanada ou condições sanitárias. Também o sistema preventivo de saúde ainda é feito apenas com chás e ervas, conforme cultura ancestral. É necessário caminhar a pé aproximadamente uma hora até o ponto de ônibus mais próximo para a sede do município. Nesse contexto, acreditando que eles compõem o público-alvo da instituição, nós não temos medido esforços no intuito de levar um pouco de melhoria a essa comunidade, como assistência técnica e extensão rural, associativismo, projetos de acessibilidade às políticas públicas e outros pontos tão importantes”, contou o extensionista do Incaper José Antônio Pereira do Nascimento.

Em agosto deste ano a equipe do escritório local de Guarapari reuniu-se com a comunidade para discutir o projeto da água e outros temas pertinentes, com a presença da associação e 15 membros residentes no local.

O extensionista reforçou que o escritório local também está desenvolvendo um projeto de apicultura, com o objetivo de levar a comunidade a participar do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (FUNSAF), que aguarda pela sua segunda etapa.

Também já foi elaborado um projeto de acumulação, captação e distribuição de água para onze casas, que já conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Outros projetos futuros já estão sendo estudados.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868

Twitter: @incaper

Facebook: Incaper

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper