17/06/2016 10h18 - Atualizado em 17/06/2016 16h21

Incaper avalia tangerinas em diferentes porta-enxertos

Experimento do projeto aprovado pela Fapes.

Mais um projeto foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e será conduzido pelo pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (incaper), Sebastião Antonio Gomes. O objetivo é avaliar o comportamento de materiais genéticos superiores de tangerinas destinadas ao consumo de frutas frescas, em diferentes porta-enxertos, que permitam o escalonamento da produção e a comercialização durante o ano.

O comportamento de cada variedade ou clone de citros está associado às condições edafoclimáticas (clima e solo) locais, que devem proporcionar às plantas, ambiente para que exerçam sua máxima capacidade genética, resultando nos melhores rendimentos econômicos. O Brasil detém atualmente mais da metade da produção mundial de suco de laranja e exporta 98% da produção. No entanto não possui tradição na produção de fruta para consumo in natura, com vasto mercado a ser explorado. A disponibilidade de materiais genéticos adaptados às condições de cultivo no Espírito Santo é uma das principais limitações ao desenvolvimento da cultura de citros de mesa.

O experimento será conduzido na Escola Família Agrícola de Olivânia (MEPES), localizada em Anchieta, em plantas com três anos de idade, plantadas no espaçamento de 6 x 5m. Serão avaliadas as características fenológicas das plantas e aquelas associadas à produtividade e a atributos de qualidade pós-colheita.

Benefícios

Entre os benefícios, o projeto vai contribuir para a melhoria da qualidade das frutas cítricas produzidas na região; ampliar a época de comercialização de frutas cítricas, a oferta do produto ao consumidor e a renda dos produtores; aumentar e diversificar os materiais genéticos nos pomares; avaliar a influência dos porta-enxertos na qualidade dos frutos; avaliar a possível ampliação do período de safra de tangerina para o mercado brasileiro e avaliar o tempo de duração das fases fenológicas das variedades estudadas.

“O projeto, composto por ações de desenvolvimento científico e tecnológico, apresenta aplicabilidade dos conhecimentos gerados e grande potencial para transformação da cadeia produtiva dos citros no Espírito Santo. A seleção de novas variedades de tangerinas permitirá, quando adotadas pelos agricultores familiares, atingir maiores patamares de sustentabilidade na agricultura capixaba, nos aspectos econômico, ambiental e social”, explicou o pesquisador do Incaper, Sebastião Antonio Gomes.

O pesquisador reforça que o projeto permitirá acesso a mercados e épocas diferenciadas de comercialização, redução dos custos de produção, melhoria na produtividade e qualidade e agregação de renda à propriedade rural (aspecto econômico), refletido na geração de postos de trabalho, bem estar da família rural, do trabalhador, dos consumidores e circulação de mercadorias nos mercados locais (aspecto social), manejo ecológico de pragas e doenças e preservação do meio ambiente com a produção integrada de frutas, redução significativa do uso de agrotóxicos (aspecto ambiental).

“Outros aspectos a serem considerados são a inovação e melhoria tecnológica nos agroecossistemas dos pomares cítricos, diversificação com o propósito de alongar o período de colheita e tornar a oferta regular ao longo do ano, imprescindível para acesso e permanência nos principais mercados e a diversificação agrícola, como estratégia para reduzir riscos e vulnerabilidade da citricultura capixaba”, ressaltou Sebastião.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper