06/12/2023 09h37

Incaper celebra Dia da Extensão Rural

O extensionista rural atua como agente de transformação no campo, levando conhecimento, tecnologias e sustentabilidade para as famílias rurais

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) celebra, nesta quarta-feira (06), o Dia da Extensão Rural. A profissão é oficialmente exercida no País desde a década de 1940, com a criação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), e tem data comemorativa registrada no mesmo dia de fundação da instituição mineira.

No Espírito Santo, foi na década de 1960 que surgiu a primeira Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Espírito Santo, a Emater-ES, que visava atender a grandes programas e projetos concebidos e coordenados pelo Governo Federal.

Para os serviços da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), o Incaper conta com uma equipe de profissionais qualificados que atuam nas diversas unidades localizadas em todos os municípios do Espírito Santo. A instituição contempla diversas atividades produtivas e de processos de organização social e econômica, que proporcionam o desenvolvimento rural alinhado com a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater).

O principal público do Incaper é constituído por agricultores familiares, que representam a base econômica de quase 80% dos municípios capixabas e cerca de 75% dos estabelecimentos agropecuários. Em toda a trajetória, o Instituto entrega à agricultura do Espírito Santo tecnologias acessíveis aos agricultores, em especial aos agricultores familiares, o que permite uma grande transformação social, ambiental e econômica nas comunidades.

“Toda a evolução da agricultura capixaba tem participação fundamental da extensão rural presente em todos municípios. A contribuição técnica de cada profissional é fundamental no desenvolvimento das atividades agrícolas das famílias e demais públicos atendidos. Nossos extensionistas difundem tecnologias, novidades e conceitos, sempre visando à melhoria na geração de renda e alavancar a produtividade das propriedades", destaca o diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot.

Em 2023, a Ater do Incaper realizou mais de 55 mil serviços em todo o Estado, entre atendimentos presenciais e on-line, palestras, cursos e elaboração de crédito rural. Nesse período, a Ater também assistiu a mais de 30 mil beneficiários, dos quais 23 mil são agricultores familiares. Ainda de base familiar, destacam-se assentados, quilombolas, indígenas, pescadores e colônia de pescadores que, juntos, somaram quase 1.400 pessoas atendidas. Outros agricultores e demais públicos assistidos superam os 6 mil.


Texto: Daniel Borges

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Caus / Daniel Borges/ Felipe Ribeiro
(27) 3636-9865/ 3636-9866/ (27) 98833-4116 / (27) 98849-6999
tatiana.souza@incaper.es.gov.br / daniel.borges@incaper.es.gov.br/ felipe.costa@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper