10/03/2023 17h31 - Atualizado em 10/03/2023 17h32

Incaper debate comercialização da agricultura familiar em São Mateus

Planejamento da produção agrícola, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar e políticas públicas de comercialização institucional foram os temas discutidos.

O escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou um Seminário Municipal de Comercialização Institucional, na comunidade de Nestor Gomes, em São Mateus.

Na ocasião, o extensionista do Incaper local, Thiago Carvalho Nogueira, deu mais detalhes sobre planejamento da produção agrícola para as famílias rurais, em função das demandas de comercialização que chegam ao produtor rural ao longo do ano agrícola, de forma a organizar as tarefas do campo e garantir o atendimento dos compromissos de oferta dos produtos agrícolas.

A extensionista e economista doméstico do Incaper local, Fernanda Casagrande Macedo, apresentou as principais políticas públicas de comercialização institucional para o município de São Mateus e de que forma os agricultores familiares podem acessa-las, tanto individualmente quanto organizado em Associações ou Cooperativas.

Entre eles estão, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Compra Direta de Alimentos (CDA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Na ocasião, também foi mencionado o novo aplicativo, o “Feira na Palma de Mão”, criado pelo extensionista do Incaper, Luiz Carlos Bricalli, com o objetivo de aproximar agricultores familiares e consumidores.

Por fim, o extensionista Wesley Ferrari, apresentou resumidamente a legislação vigente referente ao Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), criado no ano passado para substituir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), com todos os seus procedimentos para realização da emissão e documentos necessários.

Segundo Thiago Nogueira, percebe-se que a comercialização institucional é uma realidade em São Mateus. “Muitos agricultores historicamente participaram a ainda hoje são beneficiados por essas políticas públicas de entrega de alimentos, que podem ser direcionados às escolas da rede municipal, além da população em vulnerabilidade social. No entanto, também é certo que precisamos de forma contínua aprimorar a execução dessas políticas públicas. Por isso, a realização do evento foi importante no sentido de levar informações mais concretas ao Agricultor Familiar sobre diversos aspectos que cercam a Comercialização Institucional”, explicou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus
(27) 98833-4116 / (27) 3636-9866
tatiana.souza@incaper.es.gov.br

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper