15/12/2016 16h54 - Atualizado em 15/12/2016 17h12

Incaper é destaque entre os projetos aprovados no + Pesquisa AgroCapixaba

Foto: Tatiana Caus/Incaper

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) superou as expectativas do maior edital de pesquisa da história do Espírito Santo, o + Pesquisa AgroCapixaba. A instituição teve 32, de um total de 90 projetos que foram aprovados. O edital foi assinado pelo Governo do Estado, na manhã desta quinta-feira (15), no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.

Os projetos foram selecionados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) - vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (SECTTI) – e visam ao aumento da produtividade em agricultura, pecuária, aquicultura e pesca, além de promover o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais.

O objetivo da seleção é apoiar financeiramente o desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados para essas áreas. Serão aplicados R$ 10,7 milhões para os projetos selecionados e que serão executados em oito instituições de ensino e pesquisa do Espírito Santo – Incaper, Ceplac, Ufes, Ifes, UCL, UVV, Multivix e Idaf.

O governador Paulo Hartung afirmou que o evento tem importância histórica para o agronegócio capixaba. Ele acredita que o edital é uma importante ferramenta de aproximação entre a academia e o setor produtivo, com benefícios para sociedade.

"É uma reunião de trabalho muito significativa. Concluímos um ciclo novo na área de ciências e tecnologia em uma curva de aprendizado importantíssima.  Desde o início discutimos que era necessário aproximar a academia da vida dos capixabas. Esses recursos precisavam significar uma aproximação real. Esse edital vai auxiliar no aumento da produção e da competitividade do agronegócio capixaba", destacou o governador.

As pesquisas serão desenvolvidas em 22 “redes”, de acordo com 10 temas: Fruticultura; Mamão; Cafeicultura; Produção Animal; Pipericultura (pimenta-do-reino); Silvicultura e Sistemas Integrados de Produção; Culturas Alimentares e Floricultura; Aquicultura e Pesca; Água, Solo e Agricultura de Baixo Carbono; e Agroecologia e Agricultura Orgânica.

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, explicou que as linhas de pesquisas estão conectadas com as demandas estabelecidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 3). “Esse edital foi o maior publicado no Brasil nos últimos dois anos em pesquisa agropecuária está conectado com o Pedeag 3 que definiu três áreas prioritária: sustentabilidade, agregação de valor e inovação, que será essa fase. E o edital tem uma novidade que é a integração entre as instituições. O maior beneficiado com o resultado dessas pesquisas é o produtor rural”, declarou o secretário.

O diretor técnico do Incaper, Mauro Rossoni Júnior, e a pesquisadora do Incaper e doutora em Sementes, Sheila Cristina Prucoli Posse, assinaram o documento em nome da instituição.  “É um momento para reforçar ainda mais a referência da pesquisa no Brasil e fora dele. Os projetos são aplicados à agricultura de forma criteriosa. Fora isso, a integração entre a pesquisa e a extensão rural destaca outros produtos para além do café e da agroecologia, que já são conhecidos mundialmente”, lembrou Mauro Rossoni.

“A integração das instituições de ensino e pesquisa capixabas vai possibilitar uma série de trocas de experiências e informações que certamente vão gerar resultados positivos para a agricultura”, destacou Sheila. Ela teve seu projeto intitulado “Resgate e avaliação de genótipos promissores de feijão e milho visando a sua indicação para os agricultores familiares do Estado do Espírito Santo” aprovado com uma das maiores pontuações do Edital.

Acesse os projetos aprovados: http://migre.me/vJqXM

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper