27/07/2016 08h00 - Atualizado em 27/07/2016 13h19

Incaper lança inovações tecnológicas e sociais para a agricultura familiar

A coordenadora de Comercialização da Agricultura Familiar do Incaper, Pierangeli Aoki, com parte da equipe que tornou possível o portal Web de Comercialização dos Produtos e Serviços da Agricultura Familiar.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou o lançamento de inovações no âmbito da agricultura familiar. Trata-se do Portal Web de Comercialização e a adesão dos agricultores capixabas aos Selos da Agricultura Familiar, além do seu novo site institucional. A solenidade aconteceu na sede do Instituto, em Vitória, nesta terça-feira (26), e reuniu mais de 80 pessoas.

O diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida, deu início ao evento agradecendo a todos os envolvidos na criação do novo site institucional. “O que pudermos fazer para alavancar a agricultura familiar, que enfrenta gargalos quanto à comercialização, nós iremos fazer. A finalidade é promover inclusão social e econômica, além de ampliar as oportunidades”, disse.

Tecnologias Sociais

O projeto “Tecsocial”, criado pela coordenadora de Comercialização da Agricultura Familiar do Incaper, Piêra Aoki, foi apresentado durante o evento, como parte da estruturação e do fortalecimento dos setores produtivos da agricultura familiar do Norte do Espírito Santo. Estruturado e planejado por muitos anos, tem como objetivo identificar, adequar e reaplicar tecnologias sociais com foco no fortalecimento e na estruturação das organizações associativas, oportunizando a agregação de valor e a comercialização dos produtos da agricultura familiar e das comunidades tradicionais em mercados diferenciados.

Como resultado deste trabalho, surgiu o Portal Web de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar do Espírito Santo, uma inovação tecnológica e social, que é resultado do projeto Estruturação e Fortalecimento das Redes de Assistência Técnica e Extensão Rural, executado pelo Incaper.

“Sou filho de produtor e estou sempre buscando o desenvolvimento do meu trabalho. A interação entre a tecnologia e a agricultura familiar também é o nosso futuro”, reforçou o Diretor Técnico do Incaper, Mauro Rossoni Júnior.

O portal, que estará na Plataforma do Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo, reúne e disponibiliza, de maneira simples, informações relevantes ao meio agrícola, auxiliando e incentivando a comercialização dos produtos da agricultura familiar, seja por meio de programas de governo, políticas públicas ou comercialização direta.

Além destas informações, está prevista a criação de uma bolsa de oferta de produtos, que deverá funcionar como um “classificado” para os agricultores familiares e as comunidades tradicionais capixabas, com casos de sucesso e outras informações que possam apoiar e incentivar a comercialização dos produtos do setor.

Piêra Aoki destacou que a realização dessa tecnologia social se deve a uma equipe multidisciplinar composta por 25 bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), técnicos do Incaper e parceiros que realizaram ações in loco para o alcance da transformação social e do desenvolvimento rural sustentável por parte dos beneficiários.

Dentre os outros parceiros estão prefeituras municipais; organizações não governamentais (ongs); sindicatos dos trabalhadores rurais municipais; Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (SECT); Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); Secretaria de Estado da Educação (Sedu); Gerência de Agricultura Familiar da Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Fibria, Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro); Fundação de Desenvolvimento Agropecuário (Fundagres).

“Este é o resultado de um trabalho de oito anos de muitos esforços. Precisamos fazer do portal um projeto. Já estamos em outra instância, em que a juventude rural acessa as tecnologias sociais”, reforçou Piêra.

O agricultor familiar Kemisson Geraldo Scalzer, da agroindústria “Um Sonho a Mais”, de Cariacica, destacou a importância do Incaper. “Por meio do depoimento dos outros agricultores familiares é possível perceber que estamos anos-luz à frente de outros Estados. Isso tudo se deve ao apoio dos técnicos do Incaper e dos municípios que lutam por nós. É uma ação social incrível. Isso me emociona muito”, pontuou o agricultor.

A coordenadora de atividades rurais não agrícolas do Incaper, Rachel Quandt Dias, também apresentou a tecnologia social desenvolvida pelo Instituto Capixaba em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). O projeto se chama 'Cores da Terra' e resgata o uso do barro na pintura de residências e peças artesanais.

Selos da Agricultura Familiar e Quilombolos do Brasil

Quanto ao lançamento dos selos, a coordenadora de Comercialização da Agricultura Familiar do Incaper, Piêra Aoki, explicou que o incentivo à adesão dos agricultores familiares aos selos de origem se deu especialmente porque em um dos levantamentos feitos foi constatado que apenas 20% desses agricultores não tinham divulgação dos seus produtos. Mais de 300 agricultores capixabas já aderiram, além de nove associações e uma empresa, em 12 municípios do Espírito Santo.

Os selos são ferramentas criadas pelo então Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) há muitos anos, para identificar e certificar a origem dos produtos oriundos da agricultura familiar e comunidades tradicionais. Os selos agregam valor aos produtos e atende à nova tendência do mercado de buscar produtos com garantia de origem.

Novo Site do Incaper

A chefe do Departamento de Comunicação e Marketing do Incaper (DCM), Adelaide da Costa, abriu as apresentações lembrando que o novo site do Incaper é uma ferramenta que oportuniza a maior disseminação do conhecimento das tecnologias geradas pela instituição. Ela ainda deu destaque à pesquisa, à assistência técnica e à difusão de tecnologias com a atuação de “uma equipe de comunicação altamente qualificada”, disse.

O site é uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e disponibilizado gratuitamente a todas as Secretarias e autarquias. Dentre os objetivos estão fortalecer a imagem institucional do Incaper e padronizar as páginas do Governo do Estado na Web.

Em levantamento feito há trinta dias no atual site do Incaper, já são mais de 14.400 usuários únicos, mais de 84.500 visualizações e 54 países já visitaram a página atual.

 “Para a construção do mapa do site, foi feito um diagnóstico com os diversos setores e unidades do Incaper para elaboração e produção de conteúdo, validação dos textos e inserção na nova ferramenta”, salientou a jornalista e coordenadora da Comissão de implementação do novo site, Luciana Silvestre Girelli.

O conteúdo é padronizado conforme as diretrizes do Governo do Estado, apresenta de maneira mais clara e transparente os principais produtos, projetos, serviços e áreas de atuação do Instituto, tanto no âmbito da pesquisa quanto no âmbito da extensão rural. O público terá acesso facilitado à localização das unidades e da equipe técnica do Incaper.

Luciana Silvestre agradeceu a toda a comissão de implementação do site, a toda equipe de comunicação do Incaper e aos demais setores do Instituto por terem contribuído com a elaboração do conteúdo da página.

Por fim, ela reforçou que tanto o site da biblioteca – até 10 mil acessos por mês - como o da meteorologia – mais de 200 mil visualizações por mês – e o site de publicações estão sendo remodelados com a finalidade de firmar a identidade destes serviços essenciais à instituição e à sociedade.

Informações à imprensa:


Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper