17/11/2016 09h19 - Atualizado em 17/11/2016 09h14

Incaper participa com seis projetos na semifinal do Inoves

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está na semifinal do Ciclo 2016 do Prêmio Inoves, concorrendo com seis projetos. Segundo a coordenação do Prêmio, foram selecionados 145 trabalhos de equipes do serviço público estadual e do municipal para essa etapa.

Os projetos passaram pela avaliação de uma Banca Examinadora, composta por especialistas de diferentes áreas, que levou em conta os seguintes critérios: relevância social do tema e do objetivo; caráter inovador; efetividade dos resultados; possibilidade de multiplicação; desenvolvimento de parcerias com outras entidades do setor público, social ou privado; e relação custo-benefício.

De acordo com o coordenador do Inoves, Manoel Carlos Rocha Lima, os trabalhos classificados como semifinalistas são aqueles que alcançam pontuação maior ou igual à média estabelecida para o ciclo e caracterizam iniciativas com significativo potencial inovador. “Nesta edição, temos novamente uma quantidade expressiva de projetos na semifinal, o que revela um esforço evidente das equipes em melhorar continuamente a qualidade de suas práticas de gestão”.

As categorias do prêmio são: Atendimento ao Cidadão, Práticas Transformadoras, Uso Eficiente dos Recursos Públicos, Valorização do Servidor, Resultados para a Sociedade, Inclusão Social, Participação e Controle Social e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Neste ano, em função de mudanças na dinâmica do prêmio, os projetos finalistas – que são três por categoria – serão divulgados em novembro. Os trabalhos vencedores serão conhecidos na Cerimônia de Premiação, agendada para o dia 1º de dezembro.

Os oito projetos vencedores receberão um prêmio de R$ 16 mil em equipamentos de informática, além de troféu. Eles também terão a sua boa prática divulgada na Revista Inoves.

Conheça os projetos do Incaper que estão na semifinal:

1) Polo de Tangerina: do plantio à comercialização.

Coordenador: Sebastião Antonio Gomes (CRDR Centro Serrano)

Com a decadência da banana figo, na comunidade de São Joaquim, Alfredo Chaves, devido ao fusarium, que chegou a dizimar essa variedade, ocorreram problemas de ordem econômico-social nesse setor, ocasionando diminuição de emprego e renda, além da saída de muitos jovens do meio rural. Assim, o projeto visa contribuir para o fortalecimento socioeconômico da região afetada com o problema, por meio da introdução de nova atividade produtiva, a tangerina Ponkan. Para isso, foi desenvolvida uma série de ações, como diagnóstico do problema, discussão coletiva das soluções, articulação com o Polo de Tangerina para o fomento de mudas e caixas, formação e acompanhamento técnico dos produtores; implantação e condução dos pomares, organização dos grupos; filiação a Cooperativas e Associações, finalizando com a comercialização dos produtos. Os resultados alcançados permitiram a superação do impacto socioeconômico causado pelo problema da banana, e ampliaram a diversificação agrícola e melhoraram a renda e a autoestima das famílias rurais.

2) Levando Conhecimento Através das Ondas do Rádio

Coordenador: Ivanildo Schmith Kuster (ELDR de Boa Esperança)

Um dos hábitos das famílias do campo é ligar o rádio, logo pela manhã, para depois preparar o café e ir para seus afazeres do dia a dia. Nesse contexto, foi pensado um programa de rádio que fala de agropecuária, fazendo elo entre o poder público e o meio rural. O objetivo é levar informação gratuita e de qualidade para o público-alvo do Incaper, ou seja, o homem do campo, porém, sem se esquecer da cidade. Como soluções adotadas pode-se citar a própria programação, onde há informações técnicas, mensagem de otimismo, preços praticados na Ceasa e na região, dicas, etc.. Como resultado, temos uma grande economia para ambas as partes, pois o produtor recebe em casa informação e o técnico muitas vezes não usa recurso público como carro e telefone para fazer a informação chegar ao produtor. Um programa de rádio sem gasto público, feito com o empenho dos servidores do Estado, visando ao bem-estar da comunidade em geral.

3) Por dentro do Incaper: comunicação e valorização

Coordenadora: Luciana Silvestre Girelli (DCM/Sede)

O Por Dentro do Incaper é um informativo interno, produzido pela equipe de comunicação do Instituto e enviado semanalmente para o e-mail de cerca de 700 servidores. Ele foi criado para preencher uma lacuna na comunicação interna da instituição. Os servidores se sentiam preteridos do acesso às informações no Incaper, o que gerava um sentimento de desvalorização profissional. Sua concepção visou a atender ao objetivo de promover a valorização dos servidores por meio da socialização de informações e das experiências dos profissionais. Após três anos de implantação, o informativo contribuiu para ampliar a satisfação profissional, incentivar a adoção de práticas sustentáveis, valorizar a memória institucional e dar mais transparência às ações do Incaper. Em pesquisa de opinião realizada com os servidores, 85% sentiram-se valorizados e reconhecidos após terem se visto no informativo e 91% afirmaram que o material contribuiu para a valorização e o reconhecimento profissional dos servidores do Incaper.

4) Biblioteca Digital do Incaper

Coordenadora: Merielem Frasson (DCM/Sede)

Esse projeto promoveu a implantação da biblioteca digital na Biblioteca Rui Tendinha do Incaper. Houve a informatização dos recursos que possibilitaram o acesso on-line aos materiais técnico-científicos e produção editorial do Incaper. Foram catalogadas 13 mil obras do acervo geral e 441 periódicos. Estão disponíveis para downloads cerca de 400 obras. A iniciativa retomou a visibilidade de uma das principais bibliotecas especializadas em agropecuária do Estado e possibilitou disseminação, cooperação e difusão do conhecimento. A média de acessos à página da Biblioteca é de 7 a 10 mil usuários por mês.

5) Sementes do Conhecimento, Inclusão pela Informação

Coordenadora: Merielem Frasson (DCM/Sede)

O projeto Sementes do Conhecimento é uma iniciativa do Incaper, por meio da Biblioteca Rui Tendinha, de disseminar informações técnico-científicas produzidas pelo Instituto por meio da entrega de kits de publicações a escolas e bibliotecas comunitárias do meio rural capixaba. As Escolas Famílias Agrícola, que trabalham com a pedagogia da alternância, são as principais parceiras desse projeto. Essa ação auxilia no processo de difusão, transferência de tecnologias e socialização de informações, contribuindo para o processo de inclusão social de jovens e adolescentes do meio rural por meio da leitura e do acesso ao conhecimento. Com as informações produzidas pelo Incaper, os jovens podem contribuir com a melhoria da propriedade familiar, o que aumenta as chances de permanência no meio rural. Desde o início do projeto, em 2013, foram beneficiadas 67 instituições, de 37 municípios capixabas. Foram distribuídas 6.716 publicações e mais de 10 mil pessoas foram beneficiadas.

6) Agroecologia, Sustentabilidade para a Sociedade

Coordenador: Erivelton Gonçalves da Cunha (ELDR de Iconha)

O projeto surge do contexto da agricultura convencional, extremamente agressiva aos recursos naturais com degradação ambiental e pouca sustentabilidade para famílias no espaço rural. A sociedade anseia alimentos saudáveis e cresce a preocupação ambiental (questão hídrica e uso de agrotóxicos). Há a necessidade de desenvolver um sistema de produção agrícola mais sustentável nas suas diversas dimensões, por meio do desenvolvimento da agroecologia e agricultura orgânica, mediante a ação da extensão rural com as organizações dos agricultores, capacitação sobre agroecologia/agricultura orgânica, certificação orgânica das propriedades e inclusão dos agricultores em mercados diferenciados com agregação de valor. Consolidaram-se grupos de agricultores com produção orgânica, com mudança no sistema de produção com sustentabilidade ambiental, melhoria da qualidade de vida das famílias, comercialização da produção orgânica em diversos espaços e oferta de alimentos orgânicos para a sociedade capixaba.

 

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br

Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br

Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868

Twitter: @incaper

Facebook: Incaper

Tópicos:
Inoves
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper