Técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participam de uma capacitação do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite no Espírito Santo, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O encontro teve início nessa terça-feira (05) e segue até esta quinta-feira (07), no município de Santa Teresa.
Ao lado de técnicos de outras entidades públicas e de organizações privadas, os profissionais do Incaper estão se atualizando sobre as novas tecnologias desenvolvidas e aplicadas no setor, desde a produção de alimento, genética, bem-estar e até a qualidade do produto final.
Esses conhecimentos serão repassados aos produtores de leite por meio das atividades de assistência técnica, contribuindo para que o programa alcance seus principais objetivos: aumentar a produtividade de leite nas propriedades rurais capixabas e tornar o Estado autossuficiente na produção.
“Essa capacitação é uma oportunidade de troca e nivelamento de conhecimentos entre os técnicos participantes, que são os multiplicadores no campo. Isso é importante para que o atendimento ao produtor seja ainda mais efetivo e ajude a melhorar a qualidade e a capacidade de produção de leite no Estado”, avalia o coordenador de produção animal do Incaper, Bernardo Lima.
O Incaper apoiou a organização do evento e colabora com a programação técnica. Dois dos palestrantes são servidores do Instituto: Luiz Fernando Favarato, que fala sobre o tema “Regulagem, manutenção de semeadoras e colhedoras para produção de forrageiras”, e Wescley Henrique Marion, com um relato de caso sobre “Sistemas de leite a pasto”.
O Instituto também participa ativamente de outras ações do programa, como a realização de dias de campo, atividades dedicadas à difusão de conhecimentos e boas práticas aos produtores.
Programa da Cadeia de Leite no Espírito Santo
O Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite no Espírito Santo foi lançado pelo Governo do Estado, em agosto deste ano. As ações do programa estão baseadas em cinco eixos, tendo como foco a sustentabilidade e a agregação de valor, além do objetivo de aumentar a produtividade de leite nas propriedades rurais capixabas e tornar o Estado autossuficiente na produção.
Ao todo, o programa conta com 17 projetos que serão trabalhados dentro dos cinco eixos. Entre as ações prioritárias, pode-se citar os alimentos volumosos para a entressafra, os programas de melhoria genética, os grupos de assistência técnica e gerencial, o treinamento de técnicos e os consultores e programas regionais de treinamento de mão de obra.
Texto: Felipe Ribeiro, com informações da Seag.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus / Daniel Borges/ Felipe Ribeiro
(27) 3636-9865 / (27) 98833-4116 / (27) 98849-6999
tatiana.souza@incaper.es.gov.br / daniel.borges@incaper.es.gov.br / felipe.costa@incaper.es.gov.br