13/07/2016 16h01

Incaper participa de curso sobre cafeicultura sustentável

Cerca de 34 extensionistas do Incaper participam de um curso que faz parte do Programa Café Sustentável.

Cerca de 34 extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) do Centro e Extremo Norte, Centro Serrano e Sul Caparaó, participam na terça-feira (12) e quarta-feira (13) de um curso que faz parte do Programa Café Sustentável do Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), por meio da P&A Marketing de São Paulo. O objetivo é capacitar os técnicos para operacionalizar a sustentabilidade dentro das propriedades rurais do Espírito Santo.

O curso foi ministrado pelo coordenador nacional do SCP, Pedro Ronca, da P&A Marketing de São Paulo. “O objetivo do curso é ampliar a atuação do técnico da extensão rural voltado para a produção consciente. É importante agregar a sustentabilidade no campo. O mundo inteiro quer saber como nós produzimos café e se seguimos as boas práticas agrícolas. Por isso, o Currículo de Sustentabilidade é fundamental para nortear as ações”, explicou Pedro.

Segundo o pesquisador do Incaper, Lúcio Herzog De Muner, este é o terceiro curso que está sendo realizado com os extensionistas do Incaper em parceria com a P&A Marketing de São Paulo. “Como técnicos, ele tem a missão de multiplicar esse treinamento ao nível de município. Nós temos o compromisso de realizar cursos também no interior. É uma oportunidade única de implementar, de forma operacional, a sustentabilidade nas propriedades familiares capixabas” ressaltou.

Para o chefe do Centro Regional do Extremo Norte do Incaper, Wantuil Luiz Cordeiro, o curso é uma grande oportunidade para levar informações aos agricultores, principalmente nesse momento de crise hídrica. “Hoje a produção sustentável é o norte que devemos seguir. É uma grande chance de capacitar os produtores levando informações, como a gestão da propriedade, questões ambientais para conviver com a cafeicultura e uma produção sustentável de qualidade”.

 

Sobre o Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC)

O currículo de Sustentabilidade do Café (CSC) é um documento de elaboração coletiva construído com a participação dos Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural dos principais estados produtores de café do Brasil, dentre eles o Incaper. Também estão inseridas as entidades de classe, os institutos, as associações e organismos de certificação.

Segundo o coordenador nacional do SCP, Pedro Ronca, da P&A Marketing de São Paulo, o currículo não é e nem pretende ser um sistema de certificação. “Ele é apenas a seleção dos temas centrais e fundamentais para a atuação em sustentabilidade, tanto do produtor como do técnico ou extensionista”, explicou.

Dessa forma, o CSC é uma referência comum para a aplicação da sustentabilidade nas propriedades de café. Ao unificar a linguagem, ele fortalece as ações e acelera o processo de entrada na sustentabilidade, principalmente para os pequenos e médios produtores de café.

Portanto, este currículo foi construído também para ser uma base de preparação das propriedades para acessar, posteriormente, sistemas de verificação ou certificação com reconhecimento internacional e novos mercados, caso seja a vontade do produtor.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper