28/11/2025 16h10

Incaper participou de debates sobre monitoramento climático na COP30

A Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participou da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada neste mês, em Belém (PA), reforçando a atuação da instituição em ações estratégicas de monitoramento climático e adaptação às mudanças do clima.

O meteorologista Hugo Ely dos Anjos Ramos, coordenador do setor, representou o Espírito Santo na apresentação sobre os avanços do Monitor de Secas do Brasil, realizada no dia 11 de novembro, durante a programação da AgriZone. Reconhecido internacionalmente, o programa é coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e reúne mais de 60 instituições parceiras, incluindo o Incaper. A contribuição do Instituto envolve coleta de dados de campo, observações locais e validação técnica, assegurando diagnósticos que refletem as especificidades climáticas capixabas.

A apresentação, que também contou com representantes do Maranhão e do Pará, foi conduzida por Alessandra Daibert, da ANA, que ressaltou o impacto do Monitor como ferramenta de diagnóstico da severidade e dos impactos da seca. Desde 2024, o programa cobre 100% do território nacional e orienta decisões governamentais em diferentes áreas. Entre os desafios futuros estão o fortalecimento das redes de monitoramento, a criação de tabelas regionais de impacto e o avanço na articulação para um Monitor de Secas da América do Sul.

Hugo Ramos também integrou, no dia 18 de novembro, o painel “Do Monitor de Secas do Nordeste para o Monitor de Secas do Brasil”, que celebrou os dez anos da iniciativa, originalmente criada para o Nordeste e ampliada nacionalmente em 2024. Ao lado de representantes da Bahia e do Pará, ele destacou a contribuição técnica do Espírito Santo para a evolução do programa. Os debates reforçaram a importância de ampliar a densidade de dados, fortalecer a infraestrutura de monitoramento e integrar diagnósticos climáticos para orientar políticas públicas em todo o País.

A participação do meteorologista Ivaniel Foro Maia complementou a presença da Coordenação de Meteorologia do Incaper na COP30. Ele integrou painéis em diversas instituições, contribuindo para discussões sobre engenharia verde, mercado de carbono, eficiência energética, infraestrutura resiliente e sustentabilidade nos biomas brasileiros. Atuou em agendas promovidas pelo CREA-PA, Consórcio Nordeste e Universidade Federal do Pará (UFPA), que fomentaram o diálogo entre ciência, tecnologia e sociedade em torno de soluções climáticas.

Maia também participou de atividades da Embrapa, na AgriZone, voltadas à inovação e a tecnologias aplicadas à agropecuária sustentável, incluindo uma visita técnica sobre pesquisas desenvolvidas na Amazônia Oriental. Dessa forma, ampliou a contribuição técnica do Espírito Santo para as discussões climáticas nacionais e regionais.

“A participação do Incaper na COP30 é importante para fortalecer políticas integradas de adaptação climática no Espírito Santo, especialmente nos setores agrícola e de recursos hídricos. A troca de experiências com instituições nacionais e internacionais amplia o repertório técnico da equipe e contribui para o aprimoramento de modelos, projetos e ferramentas de monitoramento e previsão”, avalia Hugo Ramos.

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper