15/03/2024 11h30 - Atualizado em 15/03/2024 11h43

Incaper participa do Inova Capixaba – Agricultura In Foco em Muniz Freire

Foto: Daniel Borges/Incaper
O Instituto é parceiro do município e estimula a atividade como diversificação para alavancar a geração de renda na região.

O município de Muniz Freire recebe, desde essa quinta-feira (14), o evento Inova Capixaba – Agricultura in Foco, destinado a desenvolver o setor da piscicultura e a alavancar a geração de renda na região. O evento, que acontece até esta sexta-feira (15), conta com palestras, atividades e estandes com trabalhos voltados à tecnologia e inovação.

No último dia do evento, esta sexta-feira (15), o município recebe um Dia de Campo, realizado com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O Inova Capixaba – Agricultura In Foco é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), com o apoio da Prefeitura de Muniz Freire e do Incaper.

"É uma oportunidade de produtores conhecerem mais sobre a cadeia produtiva, perceberem a importante fatia de mercado que podem ocupar com essa cultura e melhorar sua renda. O Incaper é um parceiro também na piscicultura e conta com profissionais capacitados para assistir produtores interessados no ramo", ressalta o diretor técnico do Incaper, Antonio Elias. Em dezembro, o Incaper visitou uma propriedade no município beneficiada pelo Programa “Mais Peixes".

Entre os objetivos estabelecidos pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 4), realizado em 2023, para o setor estão a diversificação e aumento da produção de alevinos, por meio de adoção de tecnologias; cooperativismo e associativismo para a melhoria do beneficiamento, assistência técnica e comercialização; melhoria dos processos de produção; e incentivo do consumo e ampliação da participação do produto no mercado interno.

Em 2023, a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Incaper utilizou 488 metodologias na Aquicultura e Pesca, atendeu 641 produtores (sem repetição) e cerca de 1 mil produtores com repetição de Ater no Espírito Santo.

“Os produtores locais puderam ouvir e debater com palestrantes sobre os desafios da gestão na piscicultura e a alimentação de alevinos. Nesta sexta-feira (15), participam do Dia de Campo para conhecer a atuação do Incaper na aquicultura e, de forma geral, no Espírito Santo. Ressaltamos a importância e estimulamos a obtenção do licenciamento ambiental, fundamental para o desenvolvimento da atividade, principalmente para conseguir crédito rural”, destacou a coordenadora de Aquicultura e Pesca e extensionista do Incaper, Lucimary Soromenho Ferri.

Piscicultura no Estado

Entre as espécies de água doce, a tilápia é mais cultivada no Espírito Santo, pois tem um desenvolvimento bastante acelerado e excelente aceitação no mercado. O Incaper estimula e auxilia os produtores para que possam dominar as tecnologias de produção, orientando-os no que se refere à utilização de tanques rede (gaiolas), ou os viveiros escavados, por exemplo. Além disso, o Instituto presta assistência no que se refere às técnicas de filetagem, processamento e beneficiamento, e ajuda na comercialização, por meio dos programas do Governo.

Segundo dados do Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural (Siater), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o Espírito Santo ocupou a 11ª posição no País na produção de peixes da aquicultura, sendo 99% tilápia. A produção total, em 2022, foi de 5,4 mil toneladas, o que representa 1,3% da produção no País.

Texto: Daniel Borges

Informações à Imprensa: