25/08/2025 10h41 - Atualizado em 25/08/2025 11h14

Incaper presente no maior congresso de fruticultura da América Latina

Palestra do pesquisador do Incaper José Aires Ventura, sobre o manejo das viroses do mamoeiro

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) marcou presença no XXIX Congresso Brasileiro de Fruticultura, o maior evento científico e de inovação tecnológica do setor na América Latina. Realizado neste mês, em Campinas (SP), o congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e reúne pesquisadores, técnicos e produtores de todo o país e do exterior a cada dois anos. A participação do Instituto reforça a relevância da pesquisa agrícola capixaba.

A programação técnica do evento contou com a palestra "Manejo de viroses do mamoeiro", ministrada pelo pesquisador do Incaper, José Aires Ventura. O Espírito Santo, principal exportador de mamão do Brasil, enfrenta grandes desafios devido às viroses do mosaico e da meleira, que causam prejuízos significativos à cultura. Na apresentação, Aires compartilhou resultados e experiências de pesquisas desenvolvidas no estado para combater essas doenças. Ele abordou os agentes causais, sintomas, a evolução nas lavouras e as estratégias de manejo, como o roguing (remoção e eliminação de plantas doentes).

O pesquisador também destacou as iniciativas voltadas ao controle genético da meleira do mamoeiro, em parceria do Incaper com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na busca pela resistência das plantas aos vírus por meio da técnica de edição gênica (CRISPR).

Além disso, Aires apresentou aos participantes a publicação do Incaper “Recomendações técnicas para o cultivo do mamoeiro”, considerada uma das mais completas e atualizadas sobre a cultura no país. Ele ainda compartilhou experiências da última edição do Papaya Brasil – Simpósio Brasileiro do Mamão, evento realizado em 2024 pelo instituto e parceiros.

Troca de conhecimentos

Durante o congresso, José Aires Ventura também participou de atividades de campo que permitiram a troca de conhecimento em outras cadeias produtivas. No Centro de Citricultura “Sylvio Moreira”, ele conheceu as estratégias de controle do greening, uma das doenças mais graves da citricultura mundial.
“Embora não haja registros dessa doença no Espírito Santo, é importante conhecê-la melhor para trabalharmos com medidas preventivas”, pontuou.

Outra visita foi ao Sítio Santa Rosa, em Jundiaí (SP), referência no cultivo de uvas de inverno, ideais para a produção de vinhos finos e diretamente ligadas ao enoturismo.

“A participação do Incaper na programação de um evento dessa relevância mostra que o Instituto é uma referência nacional nas pesquisas em fruticultura. Além de compartilhar nosso conhecimento técnico, também tivemos a oportunidade de trocar experiências e conhecer inovações que podemos aplicar para fortalecer ainda mais a fruticultura capixaba”, ressaltou José Aires Ventura.

Trabalhos publicados nos anais do congresso

O Incaper também teve três trabalhos técnicos publicados nos anais do congresso, reforçando a relevância de sua pesquisa em diversas culturas. Os temas incluíram: a caracterização física e química do abacate 'Geada', a produção da bananeira 'BRS Vitória' em condições subtropicais, e a sustentabilidade do consórcio de bananeiras e capim-limão. Os anais completos do evento estão disponíveis online para acesso no site do evento: https://cbfruticultura.com.br.

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper