21/12/2022 16h30 - Atualizado em 23/12/2022 15h28

Incaper realiza 1ª entrega técnica de doses de sêmen de touros leiteiros no Estado

Foto: Incaper
Mais de 50 produtores rurais capixabas, de 11 municípios, receberam 2.175 doses convencionais de sêmen de touros melhoradores de raças variadas.

Na tarde desta quarta-feira (21), extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realizam a 1ª entrega técnica de doses de sêmen de touros leiteiros melhoradores para 50 produtores rurais do Estado do Espírito Santo, de onze municípios. O objetivo melhorar geneticamente o rebanho capixaba, por meio da tecnologia de reprodução, que é a inseminação artificial.

Foram entregues até 60 doses por produtor atendido, em quantidades por raça definidas nas visitas de campo, num total de 2.175 doses convencionais de sêmen dos touros melhoradores, das raças Gir Leiteiro (JQR Poseidon), Girolando 5/8 (Skeik Meridian Fiv) e Holandês (Peak Martini e Peak Shawarma).

"É sempre importante discutir a cadeia produtiva do leite capixaba. A pecuária leiteira exerce um papel de extrema importância no desenvolvimento econômico e na geração de emprego e renda no Brasil e no Espírito Santo, e está presente na maioria dos municípios capixabas. Essa entrega reforça o compromisso do Governo do Estado com o setor. Vamos continuar ampliando a oferta de sêmen aos produtores rurais capixabas", ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, José Roberto Macedo Fontes.

Os produtores são atendidos pelo projeto "Implementação de Política Pública de Estado para Melhoria do Potencial Genético do Rebanho Bovino Leiteiro Capixaba", sob a gestão da Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres Inovar), com recursos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e parte integrante do alinhamento técnico do projeto operacional de Ater.

O projeto também é parte do Programa Bovinocultura Sustentável, que surgiu em 2021, com o objetivo melhorar o rebanho capixaba, por meio da estruturação das unidades de produção de carne e leite e de resgatar a política pública de melhoramento genético do rebanho capixaba por meio da inseminação artificial.

Segundo Bernardo Lima, a capacitação de produtores e trabalhadores na prática da inseminação artificial de bovinos tem contato com o apoio do Incaper, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Fundagres. Segundo ele, nos últimos anos, foram capacitadas mais de duas mil pessoas nas Fazendas Experimentais do Incaper em Linhares e em Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba, em Cachoeiro de Itapemirim.

“Muitos dos animais em produção de leite hoje no Espirito Santo são fruto dessa iniciativa. A inseminação artificial é uma importante estratégia reprodutiva de melhoria de rebanho e manutenção do potencial produtivo dos animais leiteiros, que complementa as demais estratégias de manejo reprodutivo, como o uso de touros de qualidade e a produção de animais meio sangue Girolando ou Guzolando por fertilização in vitro”, explicou.

De acordo com o coordenador de Produção Animal do Incaper, o extensionista Bernardo Lima Bento de Mello, os produtores foram selecionados depois de avaliações em suas propriedades, por meio de visitas feitas pelos extensionistas locais e bolsistas envolvidos, onde foram observadas a estrutura e a disponibilidade de alimentação aos animais, como reserva alimentar cameron, cana ou silagem.

“Como documentado, suas unidades de produção de leite atendem os requisitos básicos de estruturação da propriedade, sanidade e alimentação dos animais, bem como estão aptas a utilizarem a biotecnologia reprodutiva, no melhoramento dos rebanhos”, afirmou Bernardo Lima.

O produtor de gado leiteiro, há mais de 40 anos, Alziro Cecotti, tem gados do tipo holandês, ¾ e girolando no município de Castelo. Ele recebeu 60 doses de sêmen da raça Gir, atualmente a principal raça zebuína leiteira criada no Brasil, sob as orientações do extensionista do Incaper local, o zootecnista Laélio Scolforo.

“Isso me deixa muito satisfeito. A gente fica cada vez mais motivado de saber que vou ter um gado que é resistente a parasitas, como carrapatos e tem uma longevidade produtiva e reprodutiva”, comemorou Cecotti.

O produtor leiteiro e dono do laticínio Queijaria Muribeca, na Serra, José Aldano Neto também recebeu 60 doses de Gir, sob as orientações do extensionista do Incaper local, Joelson Sutil.

“Toda ajuda que vem para a nossa propriedade é uma forma de nos motivar, especialmente na área leiteira, que é um ramo que temos que ter muitos cuidados e enfrentamos muitos obstáculos. Dessa forma, sei que vou poder melhorar a qualidade do leite e, consequentemente, a minha qualidade de vida”, pontuou.

O diretor presidente do Incaper, Lázaro Samir Abrantes Raslan, salientou que há alguns anos os extensionistas vêm realizando consultoria nas propriedades. “Hoje foi o dia dos produtores rurais que seguiram as nossas recomendações técnicas receberem sêmens. Eles poderão, daqui a três a quatro anos, terem animais mais produtivos nas suas propriedades. Gostaria de parabenizar a equipe da coordenação técnica de produção animal do Incaper que por meio dessa ação iniciou novas perspectivas de crescimento e viabilidade da bovinocultura do Estado”.

“A nossa missão é reforçar o desenvolvimento econômico e social, com sustentabilidade. O Incaper proporcionou mais essa oportunidade para os produtores rurais, como qualidade de vida e, consequentemente, um caminho para alavancar o desenvolvimento agropecuário do Estado”, lembrou a diretora técnica do Incaper, Sheila Cristina Prucoli Posse.

Está prevista uma próxima entrega para o primeiro semestre de 2023 e outras propriedades já estão sendo avaliadas e orientadas pelo Incaper.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus
(27) 98833-4116 / (27) 3636-9866
tatiana.souza@incaper.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper