17/11/2022 13h47 - Atualizado em 18/11/2022 08h36

Incaper realiza curso de Boas Práticas na Produção de Pimenta-do-Reino

As “Boas Práticas na Produção de Pimenta-do-Reino” foi o tema de um curso na modalidade de Ensino a Distância (EaD), realizado pela Coordenação Técnica de Segurança Alimentar e Estruturação da Comercialização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

O curso foi ministrado pela engenheira de Alimentos do Incaper e coordenadora do Projeto Qualidade Microbiológica da Pimenta-do-reino produzida no Estado, Mariana Barboza Vinha. “O objetivo da capacitação foi promover a atualização técnica dos agentes de extensão que prestam assistência técnica aos produtores de pimenta-do-reino para atuarem como facilitadores na implantação das boas práticas nas propriedades rurais, visando ao controle das contaminações por Salmonella sp. no processo produtivo da pimenta”, explicou.

Ao todo, participaram da atividade 20 extensionistas do Incaper, representando os municípios de Baixo Guandu, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Nova Venécia, Ponto Belo, São Gabriel da Palha, São Mateus e Sooretama.

“Considerando a importância socioeconômica do cultivo da pimenta-do-reino para o Estado e o impacto econômico negativo que a contaminação por Salmonella vem ocasionando à exportação do produto, torna-se necessário adotar medidas de prevenção e controle das contaminações em diferentes etapas da cadeia produtiva, a fim de se obter um produto de melhor qualidade, evitar o rechaço da pimenta e ofertar um produto seguro aos consumidores dos mercados interno e externo”, explicou Rachel Quandt Dias, coordenadora técnica de Segurança Alimentar e Estruturação da Comercialização do Incaper.

Entre os conteúdos abordados estiveram o detalhamento dos contaminantes na produção de pimenta-do-reino; as noções de microbiologia e legislação sanitária aplicada na produção de pimenta; a contaminação por Salmonella e as consequências; a implantação das Boas Práticas Agrícolas (BPA) e das Boas Práticas de Fabricação (BPF) para essa cadeia produtiva; além de noções sobre o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) ou  Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP) e métodos de descontaminação.

Informações à Imprensa:
Tatiana Toniato Caus
(27) 98833-4116 / (27) 3636-9866

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper