Atualmente algumas mulheres tem retomado a prática da costura como uma oportunidade para personalizar suas roupas, reciclar, aumentar a renda e a autoestima. Por este motivo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Incaper) está realizando um curso de corte e costura, para 15 mulheres, em Vila Nova do Ribeirão, zona rural de Alfredo Chaves. As aulas são realizadas com a parceria da Prefeitura Municipal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
As mulheres estão aprendendo noções de corte direto, prática do traçado e tiragem de moldes. A expectativa é que, no final do curso, todas confeccionem blusas, saias, calças compridas, bermudas, vestidos, camisas e peças de enxoval, além de fazer reparos, como trocar fechos, adequar tamanho e bainhas.
“A atividade pode representar uma economia interessante para a família rural, pois o custo para produzir uma roupa é menor do que comprar a mesma peça na loja. Além disto, existe a possibilidade de geração de renda, pois elas podem costurar para outras pessoas da comunidade”, salientou a economista doméstico do Incaper, Ana Penteado.
Penteado também explicou que, além do fator econômico, saber costurar pode aumentar a autoestima da mulher, pois ela pode se vestir melhor e se sentir mais bonita. “As mulheres das gerações passadas sabiam costurar pois comprar roupas prontas era muito caro. Quando as lojas começaram a vender roupas prontas a preços mais baratos, as pessoas só procuravam as costureiras para fazer pequenos reparos”, acrescentou.
As aulas começaram no dia 15 de junho e vão até 19 de outubro, na Igreja Nossa Senhora da Penha.
Para mais informações, basta fazer o contato: (27) 3269-1299.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper