17/08/2016 15h44 - Atualizado em 17/08/2016 15h53

Incaper realiza curso em Domingos Martins

Participantes do curso de Produtor Informado com o certificado em mãos, em Domingos Martins.

Aproximadamente 15 alunos participaram, em Domingos Martins, do curso de Produtor Informado. Já foram 14 módulos, desde o mês de abril deste ano, com informações de informática e sustentabilidade da lavoura cafeeira. O aperfeiçoamento foi realizado pelo escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. A especialização foi finalizada na terça-feira (16).

O curso, que faz parte do Programa Café Sustentável do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), foi realizado no Centro de Referência Social (CRAS) de Ponto Alto.

Foram debatidas as vantagens de se informatizar e adequar a propriedade para a sustentabilidade, focando áreas temáticas como: gestão da propriedade, gestão ambiental, manejo do solo e recursos hídricos; melhoria da qualidade de café através de orientações corretas de colheita e pós-colheita e diversificação agrícola; utilização de programas de computador e internet, entre outros.

O Programa Café Sustentável é uma iniciativa mundial que acontece nos quatro estados maiores produtores de café. O objetivo maior é incentivar e aumentar o uso de práticas sustentáveis na produção e melhorar o nível de vida dos cafeicultores. “Assim, durante o curso foi mostrado que a sustentabilidade é possível para pequenos produtores, que é inclusiva, uma tendência e o futuro. Produtor que se mantêm informado vai se preparar para o futuro e colher os frutos disso”, explicou a extensionista do Incaper, Vera Lucia Martins Santos.

Vera também relatou que para alcançar os objetivos propostos pelo curso, houve aulas expositivas, práticas e participativas, buscando dinamismo e estímulo da participação de todos o tempo todo.

Projeto “Produtor Informado”

Em um único curso estão reunidas informações básicas em informática e de conhecimento sobre as “Boas Práticas Agrícolas” que auxiliarão no aumento da produtividade, da renda e de qualidade de vida dos cafeicultores e suas famílias, buscando a sustentabilidade das atividades cafeeiras.

Os materiais didáticos de suporte para o curso são apostilas, uma para cada aluno e instrutor; apresentações no formato PowerPoint e vídeos em DVD sobre os assuntos abordados no módulo de Boas Práticas. Lembrando que o curso não tem custo para os alunos.

O curso tem carga de 28 horas aula, divididas em 14 encontros de duas horas de duração. E, dentre estes encontros, oito deles abordam o tema “sustentabilidade na produção de café” e seis deles tratam sobre “informática básica aplicada”.

Os Instrutores dos cursos são técnicos do Incaper que participaram de uma capacitação quanto ao Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC) do Programa Café Sustentável, realizado pela Cecafé por meio da P&A, no Estado, em 2015.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tópicos:
produtor, informado, curso
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper