08/01/2025 15h38 - Atualizado em 08/01/2025 15h40

Incaper registra 11 publicações originais em 2024

Títulos estão disponíveis nos sites da Editora Incaper e Biblioteca Rui Tendinha.

Livros, fôlderes e documentos técnicos são materiais que compõem as publicações realizadas, em 2024, pela editora do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Ao todo são onze títulos, disponíveis gratuitamente, nos sites da editora e da Biblioteca Rui Tendinha.

Na área da meteorologia do instituto, houve o lançamento do Atlas Climatológico. Inédito no Estado, o documento fornece um panorama dos padrões climáticos das regiões capixabas, sendo uma ferramenta estratégica de apoio para atividades, como a agricultura, o planejamento urbano, a gestão de recursos naturais, a adaptação às mudanças climáticas e a gestão de riscos de desastres.

Disponível em formato digital (baixe aqui), o Atlas reúne dados meteorológicos históricos do Estado, obtidos de 133 pontos de observação, no período de 1978 a 2019. Informações, como acumulado de chuva, temperatura média, evapotranspiração e balanço hídrico são apresentadas em formatos de mapas e tabelas detalhadas, em escalas anuais, sazonais e mensais.

“Café Sombreado: uma abordagem multidisciplinar”, é um livro que apresenta um primeiro capítulo com o histórico de cafezais no Espírito Santo, o surgimento dos Sistemas Agroflorestais (SAFs), e nos demais resultados das pesquisas realizadas. Reúne, entre outros pontos, análise econômica de cafés conilon cultivados em SAFs, avaliação de sustentabilidade, estudos de decomposição da matéria orgânica, qualidade do café, entre outras abordagens.

Já na cultura do mamão, o livro “Recomendações Técnicas para o cultivo do Mamoeiro”, traz tópicos que contemplam: a classificação e botânica do mamoeiro – tipos florais; cruzamentos entre plantas, a escolha da cultivar, a produção e formação de mudas, entre outros temas.

Dois folders inéditos foram lançados no último ano. Em março, a publicação "Cochonilha-branca-de-cauda em cafeeiro: biologia, danos e manejo" fez parte de um conjunto de ações de enfrentamento à praga que infestou cafezais no norte do Espírito Santo e sul da Bahia, no fim de 2023. O conteúdo tem o objetivo de difundir conhecimentos aos produtores rurais, para que aprendam a identificar e diferenciar as cochonilhas que podem surgir na planta de café, principalmente a cochonilha-da-roseta e a cochonilha-branca-de-cauda.

Em dezembro é divulgado o folder “Boas práticas na colheita para garantir a qualidade da pimenta-rosa”. Ele apresenta orientações para a colheita e reforça a utilização de boas práticas com instruções técnicas, cuidados no campo e a disponibilidade do Instituto com a Assistência Técnica aos produtores no Estado.

A Editora Incaper também lançou diversos documentos técnicos. Com temáticas organizacionais, foram publicados o Plano de Integridade do Incaper e o Relatório de Gestão 2023.

O documento Rotulagem de Alimentos - Orientações para elaboração de rótulos dos produtos da Agricultura Familiar, ganhou versão atualizada no ano passado, originalmente publicada em 2017. A publicação traz disposições legais e informações necessárias para a criação de rótulos dos produtos fabricados em empreendimentos da agricultura familiar e pequenas agroindústrias, conhecimento sobre legislações afins e mais.

Com a temática da cafeicultura, o documento técnico “Produção de Mudas Seminais de Café Conilon: Técnicas de Plantio de Condução das Mudas em Viveiro”, apresenta, entre outras informações, sobre manejo de condução de plantio das sementes, manejo para desenvolvimento de plantas, controle de irrigação, nutrição, pragas e condução de mudas ainda no viveiro e aclimatação.

“Simpósio Incaper Pesquisa e Seminário de Iniciação Científica - Anais 2023”: o tradicional evento do instituto, recebeu o registro histórico com a publicação.

A área socioeconômica foi contemplada com um documento que abrange agricultura familiar e sucessão familiar, com o título “Juventude Rural e Sucessão Familiar: Elaborando Planos de Negócios”.

As publicações têm como público-alvo, além de agricultores familiares, profissionais das ciências agrárias, escolas agrícolas e demais instituições, podendo ser fonte de pesquisa e aprendizado prático.

Acesse o site da editora conheça o acervo publicado pelo Incaper: https://editora.incaper.es.gov.br/ 

Informações à Imprensa:
Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper
Daniel Borges
(27) 98849-3139
daniel.borges@incaper.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper