08/11/2023 16h53 - Atualizado em 08/11/2023 16h58

Incaper visita unidade de Projeto de Renovação de Lavouras de Cacau na Bahia

Foto: Incaper arquivo.
O objetivo da visita foi proporcionar um intercâmbio de conhecimentos sobre a produção de cacau de qualidade, nos municípios de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca, na Bahia. Acompanhe outros momentos na galeria de fotos (abaixo da matéria).

Produtores rurais e técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) estiveram na Bahia para um intercâmbio de conhecimentos sobre a produção de cacau de qualidade, nos municípios de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca, na Bahia. A visita faz parte do Projeto Cacau 2030 executado pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).

A programação contou com visitas a uma unidade que entrega resultados de pesquisa em renovação do Cacau há mais de oito anos; ao Centro de Inovação de Cacau (CIC), que contempla salas de corte, de classificação, processamento e análise sensorial de amêndoas de qualidade, localizado na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus.

Em um segundo momento, os técnicos visitaram a Fazenda Conduru, que é referência em valorização de cacau de qualidade com o acompanhamento de todo o processo de produção, como testes sensoriais, pós-colheita, fermentação, secagem e armazenamento. Por fim, a programação contou com as visitas à fábrica de chocolate e à unidade de produção de cacau, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Atualmente o Espírito Santo produz cerca de 11 mil toneladas de cacau por ano, com mais de 40 fábricas de produção de cacau de qualidade distribuídas pelo Estado.

“O mercado de amêndoas de qualidade está em crescimento contínuo e no Espírito Santo não é diferente. E o que mais tem chamado atenção é o interesse de produtores e produtoras rurais buscando trabalhar com a produção de amêndoas de qualidade. Diante disso, também cresce o nosso interesse, enquanto técnicos do Incaper, em atualizar o nosso conhecimento, para atender a demanda dessa cadeia produtiva”, reforçou Lucas Calazans Santos, extensionista do Incaper e coordenador do Centro Regional de Desenvolvimento Rural do Incaper (CRDR) Rio Doce.

Mais informações sobre cacau no Espírito Santo podem ser encontradas na publicação sobre o estudo da Cadeia Produtiva do Cacau no Espírito Santo, parte do 4º volume da Coleção Fruticultura Capixaba, disponilizada pelo Incaper.

Texto: Tatiana Toniato Caus 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Caus / Daniel Borges / Felipe Ribeiro
(27) 3636-9865 / (27) 98833-4116 / (27) 98849-6999
tatiana.souza@incaper.es.gov.br / daniel.borges@incaper.es.gov.br / felipe.costa@incaper.es.gov.br






2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper