05/03/2020 15h34

Levantamento de preços de produtos da agropecuária é atualizado

Foto: Incaper
O número de produtos divulgados no Sispreço foi ampliado para 70. E o mel é um deles!

Para melhor atender às demandas de produtores rurais e da sociedade civil, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) atualizou e ampliou o Sispreço, que apresenta os preços de mais de 60 produtos da agropecuária capixaba.

De 62 produtos divulgados e coletados nos municípios do Estado onde a sua produção é mais expressiva, o número foi ampliado para 70. Foram incluídos os seguintes produtos na lista: alevinos, batata doce, mandioca de mesa, mel, milho para forragem, morango, ovo de codorna e salsa. Houve também a inclusão de mais nove municípios na pesquisa, totalizando, atualmente, 69 municípios onde as informações de preços são coletadas.

A equipe de socioeconomia do Incaper, responsável pela sistematização dos preços, é composta pelos pesquisadores Edileuza Galeano, Vanessa Alves, Justino Borges e Luciano Rodrigues de Oliveira, os quais contam com o apoio do bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) Danieltom Vandermas e do estagiário Kenji Ito.

“Desde o ano passado, estamos nos dedicando aos ajustes e à amplificação do Sispreço. Semanalmente, as equipes dos escritórios locais em cada município pesquisado nos encaminham uma listagem dos preços de produtos que têm uma produção mais expressiva. A metodologia da pesquisa segue um critério em que os municípios pesquisados representam, no mínimo, 60% da produção estadual”, explicou a pesquisadora Vanessa Borges.

O Incaper, que está entre as 16 instituições do país que participam do levantamento nacional de preços, envia relatórios semanais com estatísticas de preços para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os dados informados contribuem para balizar as políticas públicas de comercialização, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e de crédito rural no país. Segundo a pesquisadora Edileuza Galeano, “a atualização é importante no sentido de garantir que a coleta, o processamento e a divulgação das informações sejam fidedignas e reflitam a realidade dos mercados pesquisados”.

Todas as terças-feiras, os escritórios locais coletam os preços recebidos pelos produtores agropecuários e pescado. Os dados são enviados para os regionais do Instituto e estes, posteriormente, enviam para a Sede, onde são processados e enviados para a Conab, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e demais usuários. A divulgação das informações é realizada pelo site do Incaper, no link https://incaper.es.gov.br/sispreco, todas as sextas-feiras.

Texto: Tatiana Toniato Caus, com informações da equipe de socioeconomia do Incaper.
Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento/ Biblioteca Rui Tendinha
(27) 3636-9867 / (27) 3636-9846
gttc@incaper.es.gov.br
biblioteca@incaper.es.gov.br
tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Instagram: @bibliotecaruitendinha

Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Hércules Nascimento
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865
juliana.esteves@incaper.es.gov.br
hercules.nascimento@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

 

Tópicos:
Sispreço, preços, Preço
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper