O município de Linhares recebeu, nessa quarta-feira (24) e na quinta-feira (25), a 3ª edição da Capacitação Técnica da Cafeicultura Regenerativa de Conilon, que integra o Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo.
A iniciativa foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Plataforma Global do Café, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Cooabriel, a Nater Coop, a Cafesul, além do apoio de outras instituições.
Ao todo, 75 técnicos que atuam diretamente com o café conilon participaram da capacitação. A programação começou na quarta-feira (24), com palestras de qualificação no auditório do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI), e foi encerrada na quinta-feira (25) com atividades práticas na Fazenda Nova Esperança, do produtor Paulo Joaquim do Nascimento, em parceria com a Linhagro e a Hidra Irrigação.
Segundo o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, a capacitação tem como proposta aprimorar o conhecimento dos profissionais capixabas sobre os principais temas da cafeicultura mundial.
“Os especialistas do Incaper, do Senar e das cooperativas estão cada vez mais preparados para levar as melhores tecnologias aos produtores, contribuindo para a saúde do solo, a rentabilidade e a preservação ambiental”, destacou o subsecretário.
A produção de café conilon, no entanto, ainda enfrenta desafios relacionados ao manejo da irrigação, lembra o gerente de cafeicultura da Seag, Lúcio Herzog De Muner. “Na aula prática, os técnicos puderam conhecer lavouras com uso adequado da fertirrigação e da tensiometria, que possibilitam maior eficiência produtiva – um exemplo que deve ser multiplicado” ressaltou.
O pesquisador da Embrapa, Guilherme Chaer, destacou a satisfação em contribuir para a capacitação em café regenerativo no Espírito Santo. “Nosso objetivo é mostrar, com base em ciência e prática, que a saúde do solo é a base da produtividade e da resiliência dos sistemas agrícolas”, afirmou.
Iniciativas como a Capacitação Técnica sobre Cafeicultura Regenerativa têm colocado o Espírito Santo em posição de destaque, mostrando ao Brasil e ao mundo que é possível unir produtividade, qualidade e sustentabilidade.
“Investir em capacitação técnica garante que os extensionistas estejam sempre atualizados sobre as tendências e práticas sustentáveis preconizadas pela cafeicultura regenerativa. Esse é um passo fundamental para consolidar o Espírito Santo como referência mundial em sustentabilidade e qualidade”, afirmou o presidente do Incaper, Alessandro Broedel.
A Plataforma Global do Café (GCP), junto com o Estado, vem atuando para promover um setor cafeeiro próspero, sustentável e socialmente responsável no Brasil e no mundo. Segundo o diretor da GCP no Brasil, Pedro Ronca, o Espírito Santo vem se destacando como referência nacional com o Programa para a Cafeicultura Sustentável, coordenado pela Seag.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales / Nayara Santana
(27) 3636-3700
comunica.seag@gmail.com