06/03/2023 16h40 - Atualizado em 08/03/2023 10h26

Mulheres rurais participam de encontros sobre Educação Alimentar e Nutricional

Foto: Arquivo/Incaper
"Ações como estas, possibilitarão a construção de novos conhecimentos em relação à educação alimentar e nutricional havendo uma melhora na saúde das famílias rurais", destacou a coordenadora do projeto, a economista doméstica do Incaper, Ana Paula Castro.

O Dia Internacional da Mulher, é lembrado nesta quarta-feira (08). Em homenagem à data, durante o mês de março mulheres rurais participaram de encontros sobre a importância da Educação Alimentar e Nutricional, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Guaçuí e no Assentamento Floresta, no município de Alegre.

A ação faz parte do projeto de extensão contemplado no Edital Fapes Nº 12/2022 Universal – Extensão, sobre Educação Alimentar e Nutricional destinado às mulheres dos municípios de Alegre e Guaçuí, contemplado pelo Banco de Projetos da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) – Edital 2020, com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

Segundo a coordenadora do projeto, a economista doméstica do Incaper, Ana Paula Castro, o objetivo é promover a melhoria da saúde e qualidade de vida das mulheres rurais dos municípios de Guaçuí e Alegre, por meio de estratégias de educação alimentar e nutricional. “Para isso, o plano é organizar um trabalho, de forma interdisciplinar entre as instituições e comunidades rurais, promovendo um intercâmbio e construção de novos conhecimentos”, disse.

A equipe técnica do projeto é formada por técnicos do Incaper, professores e estudantes dos cursos de Nutrição e Engenharia de Alimentos da Universidade do Espírito Santo (Ufes) e representantes da Secretaria Municipal de Agricultura de Guaçuí.

“Ações como estas, possibilitarão a construção de novos conhecimentos em relação à educação alimentar e nutricional havendo uma melhora na saúde das famílias rurais. Além disso, as famílias poderão ampliar sua produção e comercializar o excedente de produção”, destacou Ana Paula Castro.

Também estiveram no encontro, representantes da Prefeitura Municipal de Guaçuí, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, do Incaper, da Ufes e mulheres de comunidades rurais de Guaçuí.

Na ocasião foram realizadas dinâmicas de rodas musicais com o objetivo de promover integração entre os participantes, incluindo a presença da professora de aula de Dança do Ventre Cecília Rabelo, que reforçou as mãos dadas entre os participantes como um simbolismo para o fortalecimento das comunidades.

Já no município de Alegre, o encontro aconteceu em um ambiente ao ar livre. Participaram do encontro representantes da Prefeitura Municipal de Alegre, do Sindicato dos Agricultores Familiares e Assalariados Rurais de Alegre, Incaper, da Ufes e das mulheres de comunidades rurais de Guaçuí.

O extensionista do Incaper de Alegre e membro da equipe do projeto, Ricardo Eugênio, afirmou que o projeto vem para atender a uma demanda do diagnóstico do Programa de Assistência Técnica e Extensão rural do Incaper (PROATER) de 2020 a 2023 do município.

“O contato direto com a natureza contribuiu para acolhimento do grupo e para integração entre instituições envolvidas e comunidade. Nós tivemos uma boa adesão das mulheres em relação ao projeto e muitas reflexões já tiveram início no dia, como deixar de usar tempero pronto para preparar tempero em casa utilizando temperos naturais, os quais contribuirão para promoção de saúde”, contou Ricardo Eugênio.

Informações à Imprensa:
Tatiana Toniato Caus