O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) acaba de lançar a nova edição do Boletim da Conjuntura Agropecuária Capixaba (v.11, n.1 – jan./jun. 2025). A publicação apresenta a estimativa do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Espírito Santo em 2024, que alcançou R$ 31,2 bilhões.
O levantamento aponta que a cafeicultura manteve protagonismo no campo capixaba, respondendo por 52,7% do VBP, impulsionada pela alta nos preços e pelo aumento da produção. Outras culturas, como pimenta-do-reino e cacau, também registraram valorização expressiva. Já produtos como mamão e maracujá enfrentaram retração.
O boletim está disponível gratuitamente no portal da Editora Incaper: editora.incaper.es.gov.br/boletim-conjuntura.
Produzido a partir de dados consolidados na Reunião Estadual das Estatísticas Agropecuárias (REAGRO-ES), coordenada pelo IBGE, e complementado por pesquisas do Incaper e de outras instituições, o Boletim da Conjuntura Agropecuária Capixaba é uma ferramenta estratégica para produtores, técnicos, gestores públicos e demais interessados no setor. Com periodicidade semestral, ele auxilia no planejamento, na tomada de decisão e na formulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agropecuária no Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br