29/08/2017 09h11 - Atualizado em 19/10/2017 11h08

Pesquisa do Incaper estuda renovação de pastagens degradadas na Bacia do Rio Itapemirim

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) iniciou um projeto de pesquisa com objetivo de renovar as pastagens degradadas na Bacia do Rio Itapemirim. O estudo “Sistema silvipastoril e plantio na palha na renovação de pastagem degradada com relevo declivoso na Bacia do Rio Itapemirim” é coordenado pelo pesquisador do Incaper Gustavo Soares de Souza e recebe financiamento do Edital Fapes/Seag nº 06/2015, uma parceria inédita de órgãos do Governo do Estado com o setor acadêmico e produtores capixabas.

Segundo o pesquisador, o objetivo desse trabalho será avaliar a influência de práticas conservacionistas, como o preparo do solo em nível, o plantio na palha e o consórcio com árvores, sobre a qualidade do solo, as perdas de solo e água e o desenvolvimento da pastagem de braquiária em área com relevo declivoso.

“O uso das práticas de conservação do solo tem potencial de melhorar a qualidade do solo e sequestrar maior quantidade de carbono atmosférico, além de reduzir as perdas de solo e água por erosão, que diminuem a qualidade dos mananciais por causa da eutrofização e do assoreamento”, explicou Gustavo. Além disso, a Bacia do Rio Itapemirim, principal bacia hidrográfica do Sul do estado, vem sofrendo com o avanço do processo de degradação do solo. A maior parte dessas áreas degradadas está ocupada com pastagens.

O pesquisador acrescentou que a presença do estrato arbóreo pode criar um microclima que aumenta a disponibilidade de água no solo para as plantas e a oferta de forragem em regiões mais quentes.

O experimento está implantado na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, em Cachoeiro de Itapemirim, área de abrangência da Bacia do Rio Itapemirim, e compara os preparos do solo no sentido do declive com trator (morro abaixo), preparo de solo em nível com tração animal e com semeadura direta sem revolvimento do solo. Além disso, esses manejos serão testados a pleno sol e consorciados com eucalipto e gliricídia (leguminosa).

“O experimento pode ser usado como unidade de observação em dias de campo e para a mensuração dos valores de referência de perda de solo e água, pouco encontrados para o estado”, explicou o pesquisador.

Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br

Texto: Luciana Silvestre Girelli