08/12/2022 18h10 - Atualizado em 08/12/2022 18h15

Pesquisador do Incaper fica em 1º lugar na categoria ‘Pesquisador(a)-destaque’ na premiação da Etapa Estadual do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação

Foto: Fapes.
O pesquisador-destaque - em 1º lugar na subcategoria "Ciências da Vida"- José Aires Ventura, recebe as homenagens da diretora Administrativo-Financeira da Fapes, Lucia Araujo e do presidente do Incaper, Lázaro Raslan.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) teve a honra de comemorar o 1º lugar na categoria “Pesquisador(a)-destaque”, concedido ao pesquisador José Aires Ventura, durante a entrega da Premiação da Etapa Estadual do “Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação Professora Odete Fátima Machado da Silveira”. Os três primeiros colocados nessa e em outras duas categorias foram homenageados no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes).

O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e foi concedido a pesquisadores (as) que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados geraram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira.

A premiação para “Pesquisador(a) Destaque” foi contemplada na subcategoria “Ciências da Vida”, que envolveu as áreas Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e Ciências da Saúde. As subcategorias ciências exatas e ciências humanas também premiaram os três primeiros colocados. Além disso, foram homenageados os primeiros colocados na categoria “Pesquisador Inovador”, nas subcategorias “Inovação para o Setor Empresarial e Profissional de Comunicação”.

José Aires Ventura, pesquisador do Incaper desde 1976, é bolsista de produtividade em pesquisa, categoria D1, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele tem graduação em Agronomia, mestrado e doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Suas pesquisas se concentram em epidemiologia, resistência, interação hospedeiro-patógeno, biotecnologia e manejo das doenças. Também é professor nos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e Produção Vegetal da Ufes e do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Vila Velha (UVV) e membro titular da Academia Brasileira de Ciência Agronômica.

“Foi uma honra muito grande em receber esta homenagem que tem o nome da pesquisadora Odete Fátima Machado da Silveira, geóloga gaúcha, pioneira nos estudos geológicos e geofísicos da região Norte do Brasil, uma das primeiras mulheres cientistas do Brasil, infelizmente falecida precocemente em 2013”, disse Aires Ventura.

“É nosso dever dividir esta homenagem com todos os meus colegas do Incaper, da Ufes, Ifes e UVV, que integram os nossos projetos de pesquisa. Quero agradecer também aos servidores do Incaper, desde os gestores e gerentes até aos servidores mais humildes, e os estudantes bolsistas, pois sem eles nós pesquisadores não teríamos condições de fazer essas pesquisas”, afirmou Aires.

O pesquisador aproveitou para destacar os profissionais de inovação e de comunicação científica. “São um braço importante do pesquisador e cientista, que leva para o grande público as descobertas que são desenvolvidas nos nossos laboratórios e campos experimentais, resultados publicados quase sempre em inglês e em revistas que apenas os cientistas leem”, completou Aires.

A diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo, Cristina Engel, destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado nas áreas de pesquisas, ciência e inovação e parabenizou todos os premiados.

“O evento desta quinta-feira (08) marca o reconhecimento que o Governo do Espírito Santo tem nas áreas científicas, tecnológicas e de inovação. Parabéns a todos e todas pela conquista! A Fapes tem buscado, cada vez mais, atender aos anseios da comunidade científica, bem como simplificar os procedimentos de forma a nos tornarmos cada vez mais ágeis e eficientes. Temos recebido muitas manifestações de reconhecimento por isso. Assim, sinto que também fomos homenageados e ficamos muito felizes de sabermos que estamos no caminho certo”, ressaltou Cristina Engel.

"É uma grande satisfação para o Incaper estarmos em 1º lugar numa premiação de tamanha importância e em uma categoria tão relevante, que destaca a grandiosidade da ciência para o mundo. Isso é fruto de um longo caminho de dedicação à pesquisa, com foco na geração de tecnologias para a agricultura familiar capixaba, e por toda a parceria que foi cultivada ao longo desses anos", comemorou a diretora-técnica do Incaper e também pesquisadora, Sheila Cristina Prucoli Posse.

O Incaper também esteve entre os dez classificados por esta mesma categoria “Pesquisador(a)-destaque”, na subcategoria “Ciências da Vida”, com a pesquisadora Sara Dousseau Arantes, em 6º lugar, e o pesquisador Renan Batista Queiroz, em 8º lugar.

“Ter pesquisadores ‘destaque’ da Instituição só ilustra o quanto os esforços desses profissionais e a qualificação dos trabalhos científicos na área da pesquisa têm entregado soluções e respostas para a sociedade, para o Estado, para o Brasil e para fora do País", complementou Sheila Posse.

O presidente do Incaper, Lázaro Samir Abrantes Raslan, parabenizou o pesquisador Aires Ventura pelo 1º lugar como “Pesquisador-destaque" em "Ciências da Vida". Ele salientou que é uma satisfação saber que a Instituição tem profissionais premiados, entre os dez classificados na mesma categoria.

"O Incaper tem profissionais altamente qualificados. São profissionais que diariamente abraçam a ciência em prol de resultados confiáveis para a sociedade. Eles nos dão orgulho por todos os anos de dedicação que reforçam, ainda mais, a importância da Instituição para o Estado”, frisou Raslan.

Aires Ventura também lembrou que o prêmio no Espírito Santo se reveste de grande importância. “Isso porque ele tem como premissa que a ciência, tecnologia e inovação são fatores estratégicos indispensáveis ao desenvolvimento econômico e social nacional. Busca também respeitar e defender a diversidade das políticas locais e regionais dos estados, além de estimular a geração de conhecimento e da inovação tecnológica, ao incentivar o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação”.

Mais sobre a trajetória do 1º colocado na categoria “Pesquisador-destaque” – Ciências da Vida

No Incaper, o pesquisador José Aires Ventura ocupou a gerência do Laboratório de Fitopatologia de 1976 a 1989, coordenou o Departamento de Planejamento e Operações Técnicas entre 1988 e 1989, foi diretor técnico de 1995 a 1999 e representou a área da pesquisa entre 2000 e 2016. Tem mais de 1.250 trabalhos entre produções técnicas e bibliográficas, incluindo 154 artigos científicos em periódicos, indexados nacionais e internacionais, além de 12 livros, 74 capítulos de livros, 494 trabalhos apresentados em eventos técnico-científicos, mais de 120 conferências ou palestras, 82 apresentações em eventos técnicos e 98 outras produções bibliográficas.

Também tem 216 produções técnicas, três patentes depositados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e seis registros de novas cultivares de culturas agrícolas no Registro Nacional de Cultivares (RNC) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além da coordenação de dezenas de projetos de pesquisa em sua carreira científica.

Aires Ventura foi pioneiro na organização do Laboratório de Fitopatologia da antiga (Empresa Capixaba de Pesquisa Agropecuária), onde ocupou o cargo de gerente e chefe desse laboratório, por mais de 15 anos, organizando o registro de todos os diagnósticos realizados desde 1977, sendo possivelmente o único laboratório de Fitopatologia no País com esses registros, o que viabilizou publicar o “Índice de Doenças de Plantas do Espírito Santo”, de fundamental importância para a pesquisa, assistência técnica e fiscalização fitossanitária.

A carreira do pesquisador foi dedicada principalmente aos estudos das doenças das fruteiras tropicais. Nos últimos 40 anos, sua pesquisa se concentrou principalmente em epidemiologia, resistência, interação hospedeiro-patógeno, biotecnologia e manejo das doenças em mamão, abacaxi e banana.

Merece também destaque os resultados das pesquisas desenvolvidas com a cultura do abacaxi desde 1976 e vem estudando o manejo da fusariose – doença que chega a causar perdas superiores a 40% na produção de frutos, no País.

Outro destaque das pesquisas se refere aos trabalhos pioneiros com a meleira do mamoeiro, tendo participado dos primeiros projetos de epidemiologia da doença, que, em colaboração com outros pesquisadores do Incaper, possibilitaram estabelecer as medidas de controle, com a Análise de Risco solicitada pelo APHIS/USDA (USA), que garantiu a continuidade da exportação do mamão brasileiro para o exigente mercado norte-americano.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Toniato Caus
(27)98833-4116 / (27) 3636-9866
tatiana.souza@incaper.es.gov.br

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper