06/09/2016 11h39 - Atualizado em 06/09/2016 11h42

Poda Programada aumenta a produtividade dos cafezais

Foto: Wescley Henrique/Incaper
Mais de 100 pessoas ligadas a cafeicultura foram capacitados sobre a cultura do café arábica, em Mimoso do Sul.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou em Mimoso do Sul, no distrito de Conceição do Muqui, uma capacitação sobre a cultura do café arábica, com foco no manejo nutricional e fitossanitário das lavouras, bem como os benefícios da Poda Programada de Ciclo em Café Arábica (PPCA). O local escolhido foi a propriedade do agricultor Rubens Massini.

O encontro reuniu mais de 100 pessoas ligadas a cafeicultura, entre elas agricultores familiares, estudantes, lideranças sindicais, consultores e técnicos que atuam no ramo da cafeicultura.

O Pesquisador do Incaper Abraão Carlos Verdin Filho foi quem orientou os agricultores sobre a Poda Programada de Ciclo em Café Arábica (PPCA), que é uma tecnologia de manejo da cultura oriunda de pesquisas científicas realizadas pelo Incaper. A técnica consiste em aumentar a produtividade média das lavouras.

Os principais benefícios da PPCA são: redução média de 50% de mão de obra na colheita manual; maior uniformidade das floradas e da maturação dos frutos; aumento superior na produtividade média da lavoura; eliminação da safra zero na renovação da lavoura; facilidade de entendimento e execução; padronização do manejo da poda; maior facilidade para realização da desbrota e dos tratos culturais; menor pressão e melhoria no manejo de pragas e doenças; maior estabilidade de produção na lavoura; maior facilidade para realização da colheita e possibilidade da colheita semimecanizada.

No município de Mimoso do Sul já existem, em fases mais avançadas, duas unidades de observação da poda programada implantadas e alguns agricultores já manifestaram para o Incaper o interesse em implantar a nova metodologia de poda em suas propriedades.

“A tecnologia só vem a somar com a cafeicultura de montanha de todo o estado, facilitando o trabalho do produtor rural e diminuindo mão de obra”, relatou o agricultor familiar Valdecir Pereira Ramos.

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

 

Tópicos:
arabica, manejo, campo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper