21/12/2016 10h57 - Atualizado em 22/12/2016 16h31

Prêmio destaque 2016: boas práticas e resultados positivos para a agricultura capixaba

Foto: Vanessa Capucho
O pesquisador do Incaper, José Aires Ventura, ficou em 1º lugar pelo projeto “Abacaxi resistente à fusariose com qualidade para o mercado interno e externo - Abares”, na categoria “Pesquisa”.

Foi com entusiasmo e satisfação, que o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e extensão Rural (Incaper) realizou a entrega do “Prêmio Destaque Incaper 2016: Inovação e Boas Práticas na agricultura capixaba”. Os vencedores foram selecionados para cada uma das áreas de atuação que compõem o Instituto: Pesquisa, Extensão Rural e Administrativo/Suporte. O evento aconteceu, nessa terça-feira (20), na sede do órgão.

Os projetos inscritos foram avaliados por uma comissão formada por profissionais do Incaper, representantes da DMep, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Multivix e da Associação dos Servidores do Incaper (Assin). Os premiados foram selecionados por desenvolver projetos de pesquisa e inovação, boas práticas e ações de extensão rural, com a obtenção de resultados significativos para a sociedade e melhoria nos processos de trabalho das unidades do Incaper, além de ter destaque na área administrativa.

A entrega do “Prêmio Destaque” foi feita pelo vice-governador César Colnago, pelo diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida, e pelo diretor técnico do Incaper, Mauro Rossoni Junior. “Conseguirmos nos organizar dentro da crise, é fundamental. Ações como estas, em um passo de cada vez, nos conduzem a melhorias e resultados efetivos na agricultura”, reforçou Colnago.

De acordo com Marcelo Suzart, o Incaper é uma instituição que atua há 60 anos no meio rural capixaba e tornou-se referência nacional e internacional. “Por meio deste prêmio, pretendemos incentivar as ações realizadas pelos profissionais para que possam ser socializadas e multiplicadas por outros", reforçou.

Para Mauro Rossoni, a premiação era o que estava faltando para mostrar a valorização do servidor na instituição. “O prêmio fortalece o trabalho em equipe e valoriza as parcerias desenvolvidas pelo Instituto, bem como os resultados do Incaper para a sociedade”.

Estiveram presentes também o gerente estadual de agricultura familiar, Luiz Carlos Leonardi Bricalli e o gerente estadual de agroecologia e produção vegetal, Marcus Magalhães, da Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag).

Os vencedores tiveram resultados efetivos no período de 2006/2016, mesmo os projetos que se iniciaram anteriormente a este período. Os premiados terão a oportunidade de fazer uma viagem técnica para conhecer projetos e ações similares em outros estados.

Pesquisa

O pesquisador do Incaper, José Aires Ventura, ficou em 1º lugar pelo projeto “Abacaxi resistente à fusariose com qualidade para o mercado interno e externo - Abares”, na categoria “Pesquisa”. Ele desenvolveu o projeto junto aos pesquisadores Hélcio Costa e Luiz Carlos Santos Caetano.

A fusariose é causada por um fungo e é a principal ameaça às lavouras de abacaxi no Brasil. A doença (fusariose) é responsável por perdas de até 40% na produção. Para vencer essa praga, o Incaper desenvolveu uma cultivar que é resistente a fusariose. Ela foi batizada de “Vitória” e possui elevada produção por área, ótimas características de sabor e pode ser utilizado tanto para o consumo in natura, quanto para atender à indústria.

“Quero agradecer especialmente aos auxiliares técnicos do campo que contribuem fortemente para os resultados das pesquisas, bem como os profissionais da administração e da Ater”, disse Aires.

Em 2º lugar venceu o pesquisador David dos Santos Martins, pelo projeto “Systems approach: tecnologia capixaba que viabilizou a exportação do mamão brasileiro para os Estados Unidos”. O 3º lugar para a mesma categoria foi para a pesquisadora Edileuza Aparecida Vital Galeano, com o projeto Sistema de Informações da Produção Agropecuária Capixaba (SIPAC).

Assistência Técnica e Extensão Rural

O zootecnista e extensionista do Incaper, Lázaro Samir Abrantes Raslan, foi reconhecido e premiado em 1º lugar na Categoria “Assistência Técnica e Extensão Rural”, pelos projetos “Silo Cincho” e “Mais Leite Ecoporanga”.

O "Silo Cincho" é uma tecnologia de origem italiana, que começou a ser utilizada por produtores rurais de Ecoporanga e é avaliada constantemente pelo Incaper. A nova técnica traz inúmeros benefícios como baixo custo de produção, fácil manuseio, requer menos máquinas e mão-de-obra e conserva forragens volumosas preparando a alimentação dos animais do campo nos períodos de seca.

O “Mais Leite Ecoporanga” é um programa onde os produtores foram capacitados, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a partir de cursos e assistência técnica. Desde 2014, já foram mais de 10 cursos ministrados, entre eles: administração de propriedade em regime de economia familiar; aplicação de defensivos agrícolas; vaqueiro; manejo de pastagem; manutenção e irrigação de pastagem; manejo de rebanho; alimentação de bovinos leiteiros; qualidade do leite; ordenha mecânica e inseminação artificial. Além de capacitar os produtores, os cursos proporcionaram conhecer os córregos e associações do município, os produtores e suas propriedades, e traçar um diagnóstico da Bacia Leiteira de Ecoporanga.  “Tudo começou com cursos realizados pelo Incaper a partir de visitas e diagnóstico nas propriedades, realizadas ainda em 2014”.

Para a mesma categoria ficou em 2º lugar, o extensionista do Incaper, João Miranda dos Santos, pelo projeto “Influência da Ação Extensionista no Desenvolvimento Sustentável de Propriedade Rural em Domingos Martins” e em 3º lugar, o extensionista Ricardo Eugênio Pinheiro, que teve reconhecimento pelo projeto “Inclusão Socioeconômica Rural com Sustentabilidade”. 

Categoria Suporte

O projeto Biblioteca Digital do Incaper foi o reconhecido e premiado na Categoria “Suporte/Administrativo”. De acordo com a chefe da Biblioteca Rui Tendinha (Incaper) Merielem Frasson da Silva, 2016 foi um ano ‘ímpar’. “Tivemos dois projetos semifinalistas do Inoves – “Sementes do Conhecimento” e “Biblioteca Digital” – e essa premiação. Agradeço muito a toda a minha equipe pelo suporte dado para alcançarmos tantos resultados positivos”.

Segundo Merielem, o projeto apresenta uma mudança de paradigma informacional na instituição, com a implantação do “digital” nas publicações. Todo o acervo geral possui aproximadamente 15 mil publicações, uma memória institucional com 3.680 itens e 466 títulos de periódicos que estão catalogados e disponíveis para consulta. O número de acessos à base de dados atualmente varia de sete a 10 mil por mês. Da implantação da biblioteca digital até o momento, foram 143 mil acessos. O número de usuários que realizam empréstimo domiciliar aumentou de um para 97 e hoje são cerca de 100 empréstimos anuais.

Menção Honrosa

Por conta dos significativos resultados apresentados à sociedade, a comissão avaliadora também homenageou outros projetos que contemplam tecnologias de alta relevância, envolvendo um conjunto de ações que trouxeram resultados relevantes para o Estado.

Os homenageados foram o pesquisador Jacimar Luiz de Souza pelo projeto “Unidade de Referência em Agroecologia: 25 anos de investigação científica, difusão e formação de pessoas em sistemas agroecológicos no Espírito Santo”; o pesquisador Sebastião Antônio Gomes pelo projeto “Política pública gerando inclusão e governança na agricultura familiar: Polo de Tangerina das Montanhas do Espírito Santo”; e o pesquisador e coordenador estadual de cafeicultura, Romário Gava Ferrão, pelo projeto “Cultivares melhoradas de café Conilon: tecnologias sustentáveis para cafeicultura no Espírito Santo”.

O edital completo pode ser conferido no site do Incaper: https://incaper.es.gov.br/concursos

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper