22/11/2016 09h19 - Atualizado em 22/11/2016 10h21

Produção de mel diversifica produção agrícola em Marechal Floriano

A apicultura tem se tornado a principal atividade para famílias do município de Marechal Floriano. Além de gerar renda e possibilitar a diversificação da produção agrícola, a criação de abelhas, de pouco impacto ambiental, contribui para a sustentabilidade no campo.

Os resultados do trabalho com apicultura já têm sido colhidos pelos irmãos Elmar e Delmir Littig. O trabalho da família com essa atividade já é de longa data, desde quando o avô trouxe, da Alemanha, caixas rudimentares para criação de abelhas. Ao longo do tempo foram aprimorando e profissionalizando a atividade.

“No início, o pessoal achava que a apicultura era hobby, ninguém acreditava. Hoje, é nossa principal atividade na propriedade, onde também cultivamos café, banana e tangerina ponkan. É de baixo impacto ambiental, pois não temos que mexer com defensivos, é produto 100% natural e gera mais renda”, falou Elmar.

A família possui uma unidade de extração do mel, participa da Associação Centro Serrana de Apicultores (APICIS) desde 2001e tem em torno de 350 colmeias que produzem 30 toneladas de mel por ano. A maior parte da produção vai para Santa Catarina e Paraná.

Produção de mel x polinização.

A extração do mel ocorre no período de janeiro a maio. Depois desse período, a família Littig leva as abelhas para polinizar o café conilon no Norte do Estado. “As abelhas acompanham a florada do café conilon, pois elas polinizam essa planta. Nós temos ganhos com isso, pois o enxame sai fortalecido”, explicou Elmar.

De acordo com o extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) Cesar Abel Kroling, o Instituto, em conjunto com a Prefeitura Municipal, tem apoiado a troca das colmeias para o Norte do estado. “Como o café conilon é de polinização cruzada, depende da ação de insetos e do vento. Assim, as abelhas desempenham um papel muito importante”, falou Cesar.

Ele também disse que, nos últimos 10 anos, a apicultura cresceu muito no Vale de Boa Esperança, em Marechal Floriano, sobretudo porque há uma reserva de Mata Atlântica no entorno. A apicultura é uma das principais atividades de diversificação agrícola nesse município.

Confira o depoimento dos produtores: https://youtu.be/bBUg9m5w4zE

Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br