06/10/2016 11h24 - Atualizado em 06/10/2016 11h27

Produtores rurais de Boa Esperança e São Gabriel da Palha visitam unidade de palma forrageira em Mucurici

Foto: Felipe Neves/Incaper
Produtores rurais dos municípios de Boa Esperança e São Gabriel da Palha visitaram a unidade demonstrativa de palma forrageira no município de Mucurici.

Visando amenizar as adversidades climáticas sobre a produção agrícola e promover soluções através de ações integradas com foco na agricultura familiar, os escritórios locais de desenvolvimento rural do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de São Gabriel da Palha, Boa Esperança, Mucurici e Ponto Belo proporcionaram aos produtores rurais novos conhecimentos sobre o plantio e a utilização da palma forrageira na alimentação animal.

Para isso, os produtores rurais dos municípios de Boa Esperança e São Gabriel da Palha visitaram a unidade demonstrativa de palma forrageira no município de Mucurici com o intuito de conhecer as técnicas de plantio, propagação, espécies usadas, manejo e condução da área.

O extensionista do Incaper e Mestre em Produção Vegetal, Felipe Lopes Neves, lembrou que a atual crise hídrica que aflige muitas propriedades nas regiões norte e noroeste do Espírito Santo, principalmente de pequenos criadores de bovinos de leite que encontram dificuldade em encontrar alimento para atender as necessidades de seus rebanhos.

“Isso leva a alguns produtores buscarem recursos alimentares que possam atender parte da necessidade alimentar de seus rebanhos em épocas difíceis. Os órgãos ligados à agricultura, neste caso, buscam soluções para a produção agrícola”, explicou.

Em apresentação realizada pelo Engenheiro Agrônomo e extensionista do Incaper, Adriano Spínola, os produtores sanaram as suas dúvidas quanto as características e diferenças agronômicas das duas espécies, orientações sobre os espaçamentos utilizados, preparo do solo, produtividade, adubação e calagem.

Na ocasião também houve uma demonstração da preparação dos sulcos de plantio, adubação mineral e orgânica e algumas formas de plantio das raquetes seguindo a orientação de declividade do terreno e da incidência solar sobre as mudas.

Alguns produtores já dispunham de algumas plantas da espécie palma forrageira miúda ou doce em suas propriedades, porém ainda não conheciam o potencial de utilização da forrageira como alimento para os animais, os meios de propagação, formas de plantio utilizando a tecnologia do cultivo intensivo (TCIP) e desconheciam o seu uso na alimentação humana.

Luciana Silvestre Girelli – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus