24/03/2020 13h11

Projeto Barraginhas lança vídeo informativo

Foto: Incaper
As barraginhas são pequenas bacias escavadas que acumulam água da chuva.

Apresentar as vantagens da implantação de pequenas bacias escavadas nas propriedades rurais de maneira acessível e ilustrada. Este foi o objetivo do vídeo lançado pela equipe do Projeto Barraginhas no Espírito Santo. A iniciativa é coordenada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e desenvolvida em parceria com a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh).

“O objetivo é divulgar o Projeto Barraginhas, mostrando as funções da tecnologia Barraginhas, já instalada em algumas propriedades rurais, e seus benefícios como a contenção das enxurradas, diminuição da erosão, aumento na recarga do lençol freático e captação das chuvas. Assim, esperamos conscientizar as pessoas e informar o produtor rural capixaba da implantação de uma tecnologia com vantagens econômicas, sociais e ambientais”, disse Juan Felipe Barrios López, um dos bolsistas que atuam no Projeto.

O vídeo apresenta depoimentos de agricultores que implementaram a tecnologia e estão satisfeitos com os resultados. “A barraginha é uma represa seca que vai acumular água de chuva”, explicou Nilo Tardin, produtor rural em Colatina.

“O principal é a água que foi retida. A represa lá embaixo estava sendo assoreada por causa da enxurrada. No futuro vai recuperar nossa nascente também”, afirmou Roberto Bridi, produtor rural em São Roque do Canaã.

Sobre o Projeto Barraginhas

O Projeto Barraginhas, concebido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em microbacias do Estado, tem como objetivo possibilitar a transferência e disponibilização da tecnologia social “Barraginhas”, por meio de ações de capacitações, adoção e multiplicação da tecnologia em microbacias do Espírito Santo. Serão implementadas pelo Incaper, em parceria com a Agerh, durante 24 meses, 12 unidades de referência, onde serão feitas as Barraginhas que servirão de modelo para os municípios.

Trata-se de uma alternativa simples e com resultados efetivos no aumento da disponibilidade hídrica em microbacias. Adaptável a diferentes realidades, a tecnologia irá captar a água das enxurradas e promover seu armazenamento no solo, evitando erosões, assoreamentos e contaminações ambientais, além de garantir o aumento do volume de água dos mananciais.

“A tecnologia é simples, de fácil aplicação e se adapta a diferentes realidades. Não importa se a propriedade é maior ou menor. Todas podem usar as Barraginhas para manter a água na propriedade e evitar que ela escoe, que se perca. O papel do Incaper é de atuar como um facilitador na transferência dessa tecnologia, permitindo que o produtor rural de base familiar no Espírito Santo tenha acesso às Barraginhas”, acrescentou Cíntia Bremenkamp,  extensionista do Incaper, que coordena os trabalhos.
 

Texto: Juliana Esteves

Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Hércules Nascimento
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / hercules.nascimento@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper