Este mês, o Assentamento Castro Alves, no município de Pedro Canário, foi presenteado com a implantação de um novo projeto de reflorestamento. Para isso, a comunidade conta com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) via escritório local, para a elaboração de projetos de reflorestamento aos agricultores interessados, principalmente em áreas de recarga e nascentes degradadas.
Para isso, um grupo de aproximadamente 40 pessoas, entre estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Três de Maio, além de representantes da comunidade local, sociedade civil organizada e poder público, participaram ativamente no preparo das covas para plantio e no plantio das espécies florestais.
Tal atividade é fruto de um grupo de trabalho da Campanha da Fraternidade, onde o Incaper local é parceiro e contribui com o desenvolvimento de ações voltadas ao meio ambiente. Segundo o Engenheiro Agrônomo e Agente de Extensão em Desenvolvimento Rural, Thiago Carvalho Nogueira, “Essas ações são de extrema importância para o município, que apresenta alto grau de degradação ambiental e uma reduzida área florestal nativa remanescente. Isso gera efeitos benéficos a médio longo prazo, através da preservação de nascentes e práticas conservacionistas de solo, melhorando o sistema como um todo”.
O êxito da atividade só foi possível com a ajuda de alguns colaboradores como, o Apoio Agrícola, produtores rurais, Prefeitura de Boa Esperança, Sindicato dos Produtores Rurais de Pedro Canário e FLONA do Rio Preto.
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus com informações do ELDR de P. Canário.
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper