06/06/2017 16h11

Projetos de pesquisa aprovados pela Fapes são apresentados em seminário em Linhares

Dos seis projetos apresentados no seminário, cinco são do Incaper.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) participou, nessa segunda-feira (05), do “Seminário de Acompanhamento Parcial de Pesquisas, no Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes Campus Linhares, juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo foi avaliar o andamento dos trabalhos de pesquisa em execução.

Dos seis projetos apresentados no seminário, cinco são do Incaper: Influência de doses de ácido indol-3-butírico e épocas de colheita de estacas em diferentes genótipos do cafeeiro conilon, da pesquisadora Sara Dousseau; estudo da viabilidade de sementes de café robusta tropical quanto à tolerância à dessecação, da pesquisadora Sheila Cristina Posse; avaliação nutricional do capim elefante cultivar Napier ensilado com cascas de café, coproduto do cacau ou do maracujá, da pesquisadora Mércia Regina Figueiredo; avaliação de processos de compostagem utilizando resíduos agrícolas regionais do Norte do ES, do pesquisador Eduardo Ferreira Sales; e avaliação de desenvolvimento inicial de fruteiras (cultura da manga ‘Ubá’; mamão formosa cultivar Rubi), da pesquisadora Fabíola Lacerda de Souza Barros.

Os trabalhos estão sendo realizados com participação de alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Manoel Abreu, do bairro Bebedouro, incluindo o professor tutor da escola e dois alunos de iniciação científica das faculdades da região.

“O seminário é fundamental para que possamos analisar se estamos no caminho certo. Esses alunos estão adquirindo conhecimentos nas áreas científicas que até então não sabiam do que se tratava. Ver o andamento dos trabalhos e a curiosidade deles em conhecer e participar dos outros projetos nos enche de orgulho”, ressaltou a pesquisadora do Incaper Sheila Cristina Posse.

Para a tutora Carla Deboni, que acompanha de perto as atividades, os alunos mudaram o comportamento. “Eu acredito que os projetos incentivaram os alunos a darem valor na busca do conhecimento científico. É perceptível a mudança de comportamento dentro e fora da sala de aula”, disse Carla.

Uma das monitoras do projeto coordenado pela pesquisadora Fabíola Lacerda de Souza Barros, Alice Carla Rodrigues, que é estudante de ciências biológicas, ressalta a importância de inserir os alunos no meio científico. “Esse intercâmbio entre pesquisadores e alunos é importante para que eles possam ver na prática o que está nos livros”, disse a monitora.

Outro projeto contemplado pelo edital e apresentado no seminário foi a identificação dos decapodas e a flora do manguezal do Rio Itaúnas, da pesquisadora Mônica Maria Pereira Tognella, do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES).

“Nós, alunos, estamos tendo a oportunidade de contribuir com todas as etapas dos experimentos e diversas outras atividades, sempre em grupo, o que possibilita a troca de conhecimentos. Acreditamos que podemos ter um novo horizonte e um futuro melhor”, ressaltou a aluna Pamela Simões.

Sobre o edital

O edital 14/2014 - Programa de Iniciação Científica Júnior (Pesquisador do Futuro) prevê a concessão de bolsas de Iniciação Científica Júnior (bolsas ICJ) a estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino, para que participem de um projeto de pesquisa, coordenado por pesquisador com qualificação e experiência. É um programa que pretende atrair jovens estudantes para o mundo das ciências, com a possibilidade de vivenciar a realidade do ambiente universitário, e despertar o interesse em dar continuidade aos estudos e futuramente o ingresso no ensino superior.

Próximos passos

Em novembro deste ano todos os projetos serão finalizados e será realizado um seminário de avaliação dos experimentos. “Até o momento, todos os projetos estão cumprindo com o objetivo de despertar o interesse dos alunos pelos estudos científicos. Eles, com certeza, levarão esse aprendizado para a vida”, ressaltou a assessora de resultados em ciência e tecnologia da Fapes, Rosa Trevas.

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Tópicos:
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