28/03/2018 14h17 - Atualizado em 28/03/2018 14h56

Qualidade sanitária do café é tema de projeto aprovado pela Fapes

Foto: Tatiana Caus/Incaper

Dar ênfase na preocupação com a qualidade sanitária dos grãos de café moídos e torrados no Espírito Santo que atendam às demandas de consumidores nacionais e internacionais: esse é o objetivo de mais um projeto inovador recentemente aprovado no Edital Nº 03/2017 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

O projeto em questão é da pesquisadora do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e engenheira de alimentos Mariana Barboza Vinha. Os estudos serão conduzidos no período de dois anos no Norte do Espírito Santo, nas Fazendas Experimentais do Incaper dos municípios de Linhares e de Sooretama.

O café Conilon é o principal produto agrícola em 80% dos municípios das regiões quentes do Estado, o seu valor comercial está diretamente relacionado à sua qualidade. Nesse sentido, a preocupação com a qualidade dos produtos alimentícios, no que se refere à presença de fragmentos de inseto, é fundamental para atender às exigências da legislação sanitária e garantir aos consumidores um produto de boa qualidade.

“A legislação brasileira estabelece critérios para avaliação da presença de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana nos alimentos, que incluem os fragmentos de insetos no café torrado e moído. Além disso, a presença deste tipo de sujidades e sua quantificação é um indicativo das condições sanitárias ao longo da cadeia produtiva. Outro aspecto que determina a qualidade higiênico-sanitária dos produtos alimentícios é a contaminação microbiana. Embora a etapa de torrefação seja eficaz para eliminação dos micro-organismos no café torrado e moído, a legislação de alimentos determina limites para presença de micro-organismos neste tipo de produto”, explicou.

As amostras de café serão coletadas em lavouras de Café Conilon com alta infestação da broca do café (Hypothenemus hampei) para, em seguida, realizar análises para quantificação de fragmentos de insetos e microbiológicas. A ideia é relacionar o grau de infestação dos grãos e a qualidade higiênico-sanitária do café torrado e moído.

 “O projeto irá contribuir para identificar qual o percentual de infestação dos grãos torna o café impróprio para o consumo humano. É importante caracterizar qual o impacto da contaminação da broca na qualidade higiênico-sanitária da bebida e, assim, será possível prever ou ao menos estimar o número de fragmentos de inseto presente no café torrado e moído e possibilitar a oferta de um café de melhor qualidade higiênico-sanitária para os consumidores. Os resultados permitirão identificar qual o nível de infestação máximo dos grãos resultará de um produto em conformidade com os padrões da legislação. Será possível identificar também se a infestação pela broca altera a qualidade microbiológica do produto e se a etapa da torra é capaz de eliminar esses contaminantes”, explicou Mariana.

Mercado e valorização

Os resultados do projeto irão subsidiar práticas nas indústrias de torrefação para seleção das matérias-primas a fim de obtenção de um produto, café torrado e moído, de melhor qualidade e em conformidade com os padrões higiênico-sanitários vigentes.

A extensionista reforçou que a melhoria da qualidade do Café Conilon produzido no Espírito Santo resultará em uma maior valorização deste produto nos mercados internos e externos. “Isso irá aumentar as divisas geradas pela atividade e irá gerar crescimento econômico para todos os atores da cadeia produtiva. O aumento da remuneração desses agricultores familiares contribuirá para melhorar o seu poder aquisitivo e a qualidade de vida, favorecendo o desenvolvimento econômico local”.

O projeto em questão está vinculado ao “Edital Universal” da Fapes, que apoia a execução de projetos de pesquisa em oito áreas do conhecimento, a saber: Ciências Agrárias; Engenharias; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Vida.

Outros projetos

Além deste projeto, foi com muita honra que o Incaper teve outros quatro projetos aprovados pela FAPES:

O projeto do pesquisador José Aires Ventura, intitulado “Bases moleculares biotecnológicas da interação planta-vírus gerando produtos inovadores para a melhoria da resistência e qualidade de frutos de mamão e abacaxi”, foi um dos aprovados no “Edital Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex)”, que tem como objetivo apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas para auxílio financeiro a projetos.

No “Edital Programa Primeiros Projetos (PPP)”, a pesquisadora Edileuza Aparecida Vital Galeano foi aprovada pelo projeto sob o título “Análise da produtividade agropecuária do Espírito Santo e potencial de crescimento do setor considerando as adversidades agroclimáticas”. O edital em questão tem como objetivo apoiar a fixação de jovens doutores e nucleação de novos grupos de pesquisa, em qualquer área do conhecimento.

No “Edital Universal” também foram aprovados os projetos dos pesquisadores Abraão Carlos Verdin Filho, titulado “Caracterização de diferentes dimensões das estaquinhas de café conilon em recipientes retornáveis”, e Alex Fabian Rabelo Teixeira pelo projeto “Avaliação da produção de mel das principais floradas da região do Rio Doce capixaba”.

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br

Texto: Tatiana Caus e Mariana Vinha

Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaperFacebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper