20/12/2017 11h38 - Atualizado em 20/12/2017 11h39

Retrospectiva 2017: Aquicultura em alta no Espírito Santo

Curso sobre doenças de tilápias realizado em Colatina e ministrado pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Henrique Figueiredo.

Com o objetivo de potencializar a aquicultura e a pesca no Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) desenvolve trabalhos prioritários com as comunidades produtoras, por meio de ações de extensão e pesquisa que visam ao levantamento de áreas potenciais para a criação de peixes. No ano de 2017, foi possível promover a integração dos pescadores e aquicultores por meio de encontros estaduais.

O primeiro evento realizado pelo Instituto foi o “Encontro Capixaba dos Catadores de Caranguejo”, que aconteceu no município da Serra, no mês de maio, e contou com a participação de 90 catadores de caranguejo dos municípios de Conceição da Barra e Anchieta. O objetivo do encontro foi gerar a troca de conhecimento e incentivar a preservação dos manguezais.

Ao longo de 2017 teve início o projeto “Aquicultura ES”, que tem o objetivo de organizar as cadeias de produção aquícolas do Espírito Santo. “Houve participação em massa dos produtores dos diversos municípios e discussão das potencialidades do setor, bem como as dificuldades enfrentadas. Temos como exemplo os ranicultores, que estão se organizando e criaram a Associação de ranicultores do ES”, ressaltou a coordenadora do Programa Especial de Aquicultura e Pesca do Incaper, Lucimary Ferri.

Foram realizados quatro workshops nos municípios de Castelo, Linhares, Serra e Colatina. No município de Piúma foi realizado um seminário sobre maricultura, além de um curso sobre doenças de tilápia no município de Colatina. Aproximadamente 690 pessoas participaram dos eventos.

“Conseguimos despertar nos agricultores o interesse em sistemas mais sustentáveis de cultivo como a aquaponia. Agora é continuar fomentando esses setores para que eles cresçam em todo Estado”, disse Lucimay.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper

Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

 

Tópicos:
Aquicultura, Pesca
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper