A 20ª edição da Feira Sabores da Terra começa nesta sexta-feira (19) e segue até domingo (21), na Praça do Papa, em Vitória. O estande da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), será um dos pontos de destaque do evento. Neste ano, o espaço institucional será dedicado a valorizar o protagonismo feminino no meio rural, reunindo histórias, produtos e iniciativas de mulheres agricultoras capixabas.
O estande terá vídeos, painéis instagramáveis, conteúdos informativos e uma área de comercialização exclusiva com produtos de diferentes grupos apoiados pelos programas da Seag, como Mulheres do Café, Mulheres do Cacau, Mulheres da Pecuária, Mulheres Assentadas da Reforma Agrária, Mulheres Indígenas e Mulheres Quilombolas. A proposta é dar visibilidade ao trabalho feminino no campo e estimular o empreendedorismo, a autonomia econômica e a liderança das agricultoras.
O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, ressaltou a relevância da iniciativa.
“O estande da Seag na Feira Sabores da Terra será uma vitrine para mostrar a força das mulheres do campo. Elas são protagonistas da agricultura familiar, responsáveis por produtos de qualidade e pela preservação de tradições que movimentam a economia rural. Ao valorizar esse trabalho, fortalecemos não apenas a renda das famílias, mas também a inclusão social e o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Estado”, afirmou.
“Cada agricultora representada neste estande traz consigo uma história de superação, dedicação e amor pelo que faz. Valorizar essas trajetórias é reconhecer que as mulheres têm papel essencial na agricultura familiar. O Incaper se orgulha de caminhar junto delas, garantindo assistência técnica, mas também aprendendo com a força e a sensibilidade que carregam”, afirmou o diretor-geral do Incaper, Alessandro Broedel.
Além do espaço da Seag, a feira reunirá 185 empreendedores rurais com produtos que vão de queijos artesanais, cafés especiais e mel até flores, artesanato e comidas típicas. Entre as atrações culturais, o tradicional Tombo da Papa, herança dos imigrantes de Itarana, será realizado no sábado (20), às 19h.