O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou, na terça-feira (22) e na quarta-feira (23), em Vitória, o 4º Simpósio Incaper de Pesquisa e o 4º Seminário de Iniciação Científica. Durante o evento, pesquisadores, extensionistas, técnicos e bolsistas do Incaper e de outras instituições apresentaram projetos voltados para o desenvolvimento e a introdução de novas tecnologias e práticas no setor agropecuário, com foco em inovação e sustentabilidade.
Com o tema "Desafios e potencialidades para a agropecuária, pesquisa e extensão na era da automação e inteligência artificial", o simpósio destacou estudos em áreas estratégicas, como cafeicultura, pipericultura, olericultura, silvicultura, fruticultura, fertirrigação, produção de orgânicos e bovinocultura.
Pela primeira vez, o evento foi aberto a trabalhos de outras instituições de pesquisa e extensão rural, tanto do Espírito Santo quanto de outros estados. Além dos projetos do Incaper, foram apresentados estudos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), do Instituto Federal Catarinense (IFC) e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).
Ao todo, 94 trabalhos foram selecionados para o evento, sendo 21 para apresentação oral, 60 para apresentação em banners e 13 de Iniciação Científica e Tecnológica. Os projetos foram agrupados em 15 temas: Automação Agrícola; Fertilidade do Solo e Adubação; Zootecnia; Aquicultura; Fitotecnia; Gestão de Recursos Naturais e Mitigação de Passivos Ambientais; Iniciação Científica; Fisiologia de Plantas Cultivadas; Fitossanidade; Melhoramento Vegetal; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Geociência; Ciência da Informação; Extensão Rural; e Socioeconomia.
Na abertura do simpósio, o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, destacou os investimentos que o Governo do Estado tem feito em editais para financiamento de projetos de pesquisa e extensão rural. "Com projetos de ponta, o 4º Simpósio Incaper Pesquisa demonstra o potencial do Espírito Santo em liderar a transformação digital da agricultura. Por meio da inteligência artificial, da automação e da agricultura de precisão, estamos construindo um futuro mais sustentável e rentável para o setor. Esse marco para a inovação na agropecuária capixaba, demonstra o compromisso do Estado em investir em ciência e tecnologia para o campo", ressaltou.
O diretor-geral do Incaper, Antonio Elias Souza da Silva, enfatizou que o simpósio está alinhado ao compromisso do instituto com a pesquisa aplicada. “Este é um evento que promove a articulação entre pesquisa e extensão rural, que é fundamental para que as tecnologias e os conhecimentos gerados pelos pesquisadores sejam efetivamente adotados pelos produtores rurais, por meio da atuação dos extensionistas”, frisou Antonio Elias.
Palestrantes convidados
Além das apresentações dos trabalhos, o simpósio promoveu uma programação com palestras e mesa-redonda com especialistas convidados.
O professor doutor Paulo Eduardo Teodoro, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ministrou a palestra "Fenotipagem de alta precisão de grandes culturas usando diferentes sensores". Ele discutiu o uso de sensores remotos na predição de características agronômicas de culturas como soja, milho e eucalipto, além de destacar variáveis tecnológicas e fisiológicas que podem ser aplicadas à pesquisa para aumentar a produtividade de forma sustentável no campo.
A professora doutora Larissa Pereira Ribeiro, também da UFMS, abordou o tema “Utilização de algoritmos rasos de aprendizagem de máquina na Agricultura”. Em sua fala, ela exemplificou como a inteligência artificial e a automação podem ser empregadas na fenotipagem de plantas, auxiliando na tomada de decisões pelo produtor rural e promovendo o desenvolvimento de tecnologias voltadas para cenários de mudanças climáticas, com vistas a uma agricultura mais sustentável.
Ambos os palestrantes participaram de uma mesa-redonda mediada pelo pesquisador do Incaper, José Aires Ventura, na qual tiveram a oportunidade de responder às dúvidas do público sobre os temas abordados.
A programação contou ainda com uma palestra do pesquisador do Incaper, Paulo Volpi, sobre novas tecnologias para a colheita do café conilon, principal produto da economia agrícola capixaba. Volpi compartilhou resultados de estudos que demonstram como a mecanização pode otimizar a colheita.
O simpósio foi realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), uma das instituições apoiadoras do evento, ao lado da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), do Sistema OCB/ES e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Apresentações no YouTube
Para que públicos interessados possam ter acesso aos resultados dos projetos apresentados no simpósio, as apresentações foram gravadas e serão publicadas, em breve, no canal do Incaper no YouTube.
Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Felipe Ribeiro
(27) 98849-6999
comunicacao@incaper.es.gov.br