03/04/2017 10h50 - Atualizado em 04/04/2017 12h07

Sistemas de irrigação são tema de dia de campo em Rio Bananal

Cerca de 127 participantes, entre produtores rurais, autoridades e empresários puderam ver de perto as tecnologias mais eficiente na hora de irrigar a lavoura.

Discutir tecnologias que poderão ser utilizadas no dia a dia para facilitar o manejo da irrigação. Esse foi o objetivo do dia de campo sobre sistemas de irrigação realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na última sexta-feira (31), na propriedade de Thiago Carminati, em Rio Bananal.

Cerca de 127 participantes, entre produtores rurais, autoridades e empresários puderam ver de perto as tecnologias mais eficiente na hora de irrigar a lavoura. “Trabalho com o manejo de irrigação há dois anos, e cada dia que passa temos a oportunidade de aprender mais, principalmente com esses dias de campo voltados para esse tema”, disse o produtor rural Thiago Carminati.

O Incaper tem realizado diversas ações para tentar minimizar os impactos da crise hídrica. “Rio Bananal tem a sua economia toda consolidada no setor rural e a cafeicultura é a atividade mais importante. Trabalhar sem irrigação é economicamente inviável. Passamos um período de seca severa nos últimos anos e a utilização de sistemas de irrigação é cada vez mais frequente para manter os níveis de produtividade que a gente alcança aqui na região. Os produtores têm adotado tecnologias, mas a gente observa uma lacuna no manejo, então, o dia de campo veio para atender a essa demanda de capacitar os produtores para que possam tirar o maior proveito dos sistemas de irrigação que eles têm” ressaltou o extensionista do Incaper, Bruno Pella.

Durante o dia de campo, três estações foram montadas com os temas: uso de tensiômetros no manejo da irrigação, ministrada pelo engenheiro agrônomo do Incaper Henrique de Sá Paye; uso do irrigâmetro no manejo da irrigação, ministrada pelo engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal de Viçosa Márcio Mota Ramos; e operação e manejo do sistema de irrigação, automação, fertirrigação e quimigação, ministrada pelo engenheiro agrônomo e especialista em irrigação João Luís Perinni.

“Dias de campo voltados ao manejo de irrigação são necessários não só nos momentos de crise hídrica. O impacto da eficiência na hora de irrigar afeta, principalmente, o bolso do produtor que já não tem tanta água e, às vezes, o pouco que tem não está sendo utilizada de forma correta. O Incaper vai realizar eventos como esse em outros municípios e pretendemos realizar cursos preparatórios de manejo de irrigação para atualizar nossos técnicos que trabalham no campo”, ressaltou o diretor-técnico do Incaper, Mauro Rossoni Junior.

O diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida, também esteve presente no evento e destaca que o dia de campo é fundamental para a qualidade da produção na lavoura. “Conseguimos em um dia transferir tecnologias de alta relevância para os produtores rurais incentivando o uso eficiente da água. Outro ponto importante são as construções de barragens em todo o Espírito Santo porque, com isso, teremos uma reservação hídrica para o enfrentamento de períodos de estiagem”, explicou Marcelo.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Texto: Vanessa Capucho
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper Facebook: Incaper

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper