29/09/2016 08h30

Técnicos do Incaper participam de curso prático de construção de caixas secas em estradas rurais

Foto: Luciana Silvestre / Incaper
Os técnicos do Incaper elaboraram um projeto de construção de caixas secas.

A construção de caixas secas em estradas rurais é uma importante tecnologia para armazenamento de águas pluviais. No curso “Cafeicultura sustentável: conservação de água e solo e alternativas de convivência com a seca”, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), extensionistas do Instituto participaram de uma atividade prática sobre o tema.

O instrutor do curso e engenheiro agrônomo, Aliamar Comério, afirmou que o projeto de adequação de estradas rurais corretamente dimensionadas reduz o volume das enchentes na época das águas e aumenta a vazão de água das nascentes no período seco do ano.

“Para quem for implantar um projeto de caixas secas é necessário ter conhecimento técnico de elaboração, monitoramento da implantação do projeto, comprometer a comunidade e administração pública sobre a importância da manutenção das caixas secas e convencer a todos que o problema da seca no meio rural tem solução”, explicou o engenheiro agrônomo.

Ele também disse que o problema da seca no meio rural pode ter solução. “É só armazenar o excesso de água na época das chuvas para usar na época das secas e o reservatório natural mais econômico que se tem disponível é o solo e seus horizontes, basta usar as tecnologias disponíveis”, afirmou Comério.

Durante o curso, os técnicos do Incaper elaboraram um projeto de construção de caixas secas. Eles percorreram uma estrada dentro da Fazenda de Marilândia e fizeram marcações nos locais onde elas seriam implantadas. Posteriormente, acompanharam o trabalho do operador de máquina na construção das caixas secas até sua conclusão.

A extensionista do Incaper que atua no município de Jaguaré, Arieli Altoé, afirmou que o curso foi muito importante para demonstrar as práticas de conservação de água e solo. “Os conteúdos foram bem distribuídos nas questões edáficas, vegetativas e mecânicas que envolvem a questão. Aprendemos a como realizar projetos que sejam viáveis ao produtor e sustentáveis do ponto de vista social e econômico. Nossa perspectiva é multiplicar esse conhecimento nas comunidades com as quais trabalhamos”, disse Arieli.

A realização do curso faz parte do Projeto “Transferência de Tecnologia para a Cafeicultura Sustentável no Estado do Espírito Santo”, fruto de um convênio entre a Embrapa Café e o Incaper. A atividade teve início nessa terça-feira (27) e vai até quinta-feira (29).

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves - juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatiana.souza@incaper.es.gov.br
Vanessa Capucho - vanessa.covosque@incaper.es.gov.br
Luciana Silvestre – luciana.silvestre@incaper.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre Girelli
Tel.: (27) 3636-9865 / (27) 3636-9868
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard
Google Analytics - Incaper